Nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), em parceria com o Fórum de Unidade Sindical da Amazônia Legal, promove o Encontro Regional “Trabalho Decente na Amazônia Legal: As ações do movimento sindical para além da COP30”. O evento será realizado no Auditório Ministro Aloysio da Costa Chaves, sede do TRT-8, em Belém (PA), com atividades presenciais e transmissão online.
A iniciativa é organizada em conjunto pelas centrais sindicais – CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central, Pública e UGT – e tem como objetivo construir uma agenda propositiva de compromissos e estratégias para a promoção do trabalho decente na Amazônia Legal, articulando o papel do movimento sindical diante da crise climática e da agenda da COP30, que acontecerá em Belém em 2025.
O público-alvo inclui trabalhadores e trabalhadoras, representantes sindicais dos estados da Amazônia Legal, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, membros da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.
Programação
📅 Dia 21/8
-
08h às 09h – Credenciamento
-
09h às 09h45 – Mesa de Abertura (com representantes do TRT-8, Fórum Sindical da COP30, MPT e MTE)
-
09h45 às 10h15 – Conferência de Abertura
-
10h30 às 12h – Painel Temático: Os significados da transição justa para os trabalhadores da Amazônia
-
Luan Pedro Lima da Conceição (advogado trabalhista e ambientalista)
-
Everson Luís Moraes da Costa (supervisor técnico do DIEESE)
-
Paulo Cesar Sarmento Gaya (superintendente da SRTE-PA)
-
📅 Dia 22/8
-
09h às 10h30 – Grupos de Trabalho
-
GT1: O papel do movimento sindical na transição justa (Coordenação: Des. Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior – TRT8)
-
GT2: Estratégias sindicais para a implementação da justiça climática (Coordenação: Ministério Público do Trabalho)
-
-
10h30 às 11h45 – Plenária Final com apresentação das propostas
-
11h45 às 12h – Encaminhamentos e leitura da Carta-Compromisso “Trabalho Decente na Amazônia para além da COP30”, apresentada pela Força Sindical.
Com carga horária de 6 horas/aula, o encontro busca fortalecer a articulação sindical e apresentar propostas concretas que garantam direitos trabalhistas no contexto das transformações socioeconômicas e ambientais que impactam a Amazônia.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por trabalhadores, dirigentes sindicais e representantes das instituições parceiras.