Um dos principais termômetros para se verificar como anda a economia de um País, o comércio apresenta mais um dado positivo no governo Lula (PT). É o que aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas no Dia dos Pais (apuradas entre os dias 4 e 10 de agosto), aumentaram 5,9% comparado ao mesmo período de 2024. O faturamento do e-commerce cresceu 8,9% e o comércio presencial teve alta de 5,2%.
Pelo ICVA, as vendas dos demais setores do varejo subiram 6,6%. Nesta categoria, estão segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data, como Supermercados e Hipermercados, que cresceram 8%.
“O Dia dos Pais foi marcado pelo fortalecimento do e-commerce, reflexo de escolhas mais diversificadas e conectadas na hora das compras, e pela preferência pelos supermercados em vez da alimentação fora de casa, possivelmente causada pelos preços mais altos em bares e restaurantes”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
REGIÕES E ESTADOS
Considerando o Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas em relação ao ano passado: Sudeste (6%), Nordeste e do Norte (4,8%), Sul (4,7%) e Centro-Oeste (2,5%).
Observando o desempenho por estado, destacaram-se: Rio de Janeiro (7,7%), Minas Gerais (5,8%), Paraná (5,6%), São Paulo (5,2%) e Distrito Federal (5,1%).
com informações do Super Varejo