O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ubiraci Dantas, participou nesta sexta-feira (29), em São Paulo, do 7º Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDNAP). Representando a central, Bira levou solidariedade e apoio à luta da entidade, que tem se destacado na defesa dos direitos dos aposentados brasileiros.
Em seu discurso, o dirigente fez duras críticas a setores que, segundo ele, atuam contra os interesses nacionais e da classe trabalhadora.
“Esses que inventaram essa chicana contra as entidades, todas aposentadas, são os mesmos que estão traindo o Brasil lá fora. Que estão beijando e abraçando a bandeira norte-americana e tentando jogar na lama a bandeira nacional”, afirmou.
Ubiraci também destacou que os mesmos grupos ligados ao mercado financeiro são responsáveis por manter juros elevados que drenaram do Brasil mais de R$ 1,3 trilhão nos últimos 12 meses, recursos que poderiam estar a serviço do desenvolvimento do país.
Segundo ele, trata-se dos mesmos setores envolvidos em escândalos de corrupção, como a ultrafarma e fraudes ligadas à Secretaria da Fazenda de São Paulo, e que atuam em sintonia com interesses estrangeiros.
“A máscara dos golpistas e antipátria está caindo. Os mesmos que querem acabar com a organização dos trabalhadores e dos aposentados, que tentam impedir o direito de se aposentar e são contra a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, estão junto com os ricaços da Faria Lima, com taxas de juros exorbitantes e maracutaias que lesam o povo brasileiro”, reforçou.
Para o vice-presidente da CTB, a resistência organizada dos aposentados e trabalhadores é fundamental diante das ameaças.
“Vamos fazer o feitiço virar contra os feiticeiros, nos livrar dessa cambada de traidores e libertar o Brasil do jugo do imperialismo americano. Pátria livre, venceremos!”, concluiu.
O congresso do SINDNAP reuniu lideranças sindicais, aposentados e representantes de centrais sindicais de todo o país, discutindo estratégias de luta em defesa da soberania, dos direitos sociais e da valorização da aposentadoria no Brasil.