Após oito anos de portas fechadas, o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Rio Grande dá um passo histórico rumo à reconstrução de sua representatividade. A categoria elegeu uma nova direção sindical, liderada por jovens trabalhadores e trabalhadoras, marcando o renascimento de uma entidade fundamental para a defesa dos direitos no setor.
A nova diretoria é presidida por Lucas Feijó Vaz, que assume a missão de reorganizar o sindicato e dar voz aos profissionais da hotelaria, gastronomia e turismo da região. A reativação do sindicato representa um marco simbólico e concreto da resistência e da reconstrução do movimento sindical, especialmente em um cenário de ataques aos direitos trabalhistas desde a aprovação da reforma trabalhista de 2017 — responsável direta pelo fechamento da entidade naquele período.
Para Rodrigo Callais, presidente da CTB-RS, a conquista é resultado da luta coletiva e do compromisso da central com o fortalecimento das organizações de base: “Os trabalhadores do setor de turismo, hotelaria e gastronomia de Rio Grande, a partir de agora, terão novamente uma entidade para representar seus interesses e organizar a categoria. Depois desse longo tempo sem representação, felizmente com o apoio da CTB conseguimos devolver o Sindicato para os trabalhadores.”
A CTB reafirma seu apoio irrestrito à nova gestão e destaca a importância de renovar as estruturas sindicais com a participação ativa da juventude trabalhadora, trazendo novos ares, energia e compromisso para enfrentar os desafios do presente e do futuro. “Que este novo ciclo seja de organização, conquistas e valorização para todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor”, concluiu Callais.
Informações: CTB-RS.