O Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil da Piraíba (CTB-PB), esteve à frente de um grande ato em defesa da democracia e da soberania nacional que reuniu um público expressivo no centro da cidade nesta sexta-feira (29). A caminhada percorreu ruas centrais, ganhou adesão popular e contou com a participação de partidos políticos, movimentos sociais e entidades como OAB, MST e Andes, em meio a palavras de ordem, aplausos e buzinaços.
O presidente do sindicato, José Rogério, destacou que toda a sociedade deve se unir e levantar a voz para defender o Brasil de atos vindos do exterior, como o tarifaço dos EUA, e se posicionar contra a atitude de políticos que preferem defender outro país ao invés do seu, a exemplo do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que está atuando para prejudicar toda uma nação somente para seu pai, acusado de golpe de estado, não ser preso.
Já o vice-presidente da CTB estadual, José do Nascimento Coelho, disse que é importante a participação popular em eventos como esse justamente para mostrar união em defesa de um Brasil soberano e reconhecido no mundo como um dos mais democráticos, sempre aberto ao diálogo, mas que não se curva perante ameaças estrangeiras de quem quer que seja.
Além da defesa da democracia e da soberania nacional, a caminhada desta sexta-feira em Campina Grande também defendeu a criação do estado palestino livre e reconhecido no mundo. Uma grande bandeira da Palestina foi usada no movimento, pedindo o fim da guerra em Gaza e punição para o estado de Israel, que promove um extermínio de civis, principalmente de mulheres e crianças, o que já chama a atenção do mundo, que condena tal procedimento.