Um consenso inédito entre trabalhadores e operadores portuários foi alcançado na terça-feira (2), no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Em ato conduzido pelo ministro Silvio Costa Filho, representantes das principais federações laborais — entre elas FENCCOVIB, FNE e FNP, filiadas à CTB — e das entidades empresariais do setor assinaram um memorando de entendimentos que consolida pontos convergentes sobre temas centrais do Projeto de Lei 733/2025, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
E nesta manhã, quarta-feira (3), dirigentes das três federações de trabalhadores portuários se reuniram com representantes do Conselho Internacional de Portuários (IDC), na sede da Federação Nacional dos Portuários, em Brasília, reforçando a articulação internacional em torno do tema.
De acordo com José Eduardo Antunes, presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos do Paraná (Confepar), a reunião reforçou a unidade entre trabalhadores e a importância da solidariedade internacional no setor:
“Essa foi uma reunião com o Conselho Internacional de Portuários, o IDC, que aconteceu hoje em Brasília. O objetivo foi, em primeiro lugar, demonstrar mais uma vez a solidariedade internacional do IDC, ao qual as três federações brasileiras são filiadas. Também avaliamos o texto acordado e assinado ontem entre as Federações Laborais e a Federação Patronal, que será apresentado como substitutivo ao Projeto de Lei 733/2025”, explicou Antunes.
Além da discussão sobre a proposta substitutiva, os dirigentes acompanharam, em seguida, a sessão da Comissão Especial que analisa o projeto no Congresso Nacional.
A reunião também contou com a presença de Mário Teixeira, secretário de Assuntos Jurídicos da CTB e presidente da FENCCOVIB. José Adilson Pereira , presidente da Federação Nacional dos Estivadores e vice-presidente da CTB, Sérgio Gianetto, presidente da Federação Nacional dos Portuários, Jordi Aragunde, Coordenador Laboral internacional do IDC, Cesar Luna, Coordenador do IDC na América Latina, Juan Pablo Pizarro, presidente do Sindicato dos Estivadores de Quintero Ventanas (Chile), Álvaro Reinaldo, Secretário do Sindicato Único Portuário do Uruguai.