A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) recebe com senso de justiça a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. A decisão do Supremo Tribunal Federal reafirma que ninguém está acima da lei e que os ataques à democracia não serão tolerados.
Mas é fundamental destacar que os crimes de Bolsonaro não se limitam à sua participação em atos antidemocráticos. Ele foi responsável por uma política criminosa durante a pandemia da Covid-19, marcada pelo negacionismo onde negligenciou o povo, pelo boicote à ciência e pela recusa em adotar medidas de isolamento social e de vacinação. Como consequência, o Brasil chorou a morte de mais de 700 mil pessoas, vidas foram ceifadas pela irresponsabilidade e pelo desprezo à saúde pública do ex-presidente.
Sua trajetória é marcada também por escândalos de corrupção, como o roubo das joias recebidas em viagens oficiais, que simbolizam o desrespeito ao patrimônio público e ao povo brasileiro.
A CTB ressalta que a condenação de Bolsonaro representa um passo importante na luta contra a impunidade e na defesa da democracia. Seguiremos firmes na mobilização popular, para que todos os que atentaram contra a soberania nacional, contra os direitos da classe trabalhadora e contra a vida do povo brasileiro sejam responsabilizados.
Não haverá anistia. Não esqueceremos.
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB