A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou ativamente da abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada na noite de segunda-feira (15), com a presença do presidente Lula. Estiveram presentes dirigentes sindicais da CTB, como João Batista Fontinele (SEEACON-CE/CTB-CE), Nancy Alves de Andrade (FEEB-BA/SE), Alielson Alves (SINTTEL-BA), Jerônimo da Silva Júnior (SBBA e secretário Nacional da Igualdade Racial da CTB), Antônio Carlos (METAL-RJ), Jedson Martins (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Município de Laranjal Jari/CTB-Amapá), Adriana Silva (Secretária Estadual da Igualdade Racial da CTB-ES), Serafim Pereira (Secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Igualdade Racial da CTB-ES) e Valéria Leão (diretora do SINESP — Sindicato dos Gestores Educacionais de São Paulo).
Na abertura, Lula ressaltou a importância do evento: “Feliz é o presidente da República que tem um povo como vocês que, se não acreditassem naquilo que sonham, não teríamos feito uma conferência como essa que temos hoje aqui.” Ele destacou que o Estado não pode ser neutro: “É preciso assegurar oportunidades na busca por melhores condições de vida; precisamos dar início a uma reparação histórica.”
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lembrou que a 5ª Conapir acontece 20 anos após a primeira, após um hiato de sete anos sem um espaço de diálogo tão democrático. “Foi de coragem, humanismo e da organização popular dos movimentos sociais que surgiram políticas públicas e o próprio Ministério da Igualdade Racial. Assim, não apenas reconstruímos políticas destruídas, mas avançamos no legado de uma vida mais digna”, disse.
Durante a cerimônia, a ministra assinou protocolos de intenção para adesão ao Sinapir com os municípios de Fortaleza (CE), Itabira (MG), Contagem (MG) e Pelotas (RS), além de autorizar Casas da Igualdade Racial nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Marina Duarte, vice-presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e dirigente nacional da UNEGRO, reforçou: “Queremos viver sem medo da morte, apenas pensar na garantia de direitos. Queremos a vida. Essas vozes que estão aqui hoje precisam ser ouvidas e consideradas na hora de orientar as políticas deste país.”
Também participaram da abertura as deputadas federais Daiana Santos (PCdoB-RS), Benedita da Silva (PT-RJ), Damião Feliciano (União Brasil-PB), Dandara (PT-MG), Denise Pessoa (PT-RS), Gisela Simona (União Brasil-MT), Toni de Paula (MDB-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e o senador Paulo Paim (PT-RS).
A 5ª Conapir, que segue até sexta-feira (19), é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, simbolizando a retomada histórica da participação da sociedade nas demandas por políticas públicas de igualdade racial.
Para o Secretário Nacional da Igualdade Racial da CTB, a temática racial e a institucionalização de políticas voltadas à superação das desigualdades são fundamentais: não há democracia com um Estado inerte no combate ao racismo e a todas as formas de discriminação. Infelizmente, ainda somos as maiores vítimas da letalidade policial e da lógica perversa da guerra às drogas — que só mata preto e pobre.