A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, demais centrais sindicais e movimentos sociais convocam a população a ocupar as ruas neste domingo (21), em protesto contra a anistia a golpistas e a chamada PEC da Blindagem.
Em São Paulo, a manifestação acontecerá na Avenida Paulista, em frente ao Masp, e promete reunir milhares de pessoas em defesa da democracia e contra retrocessos. A mobilização é uma resposta direta à ofensiva da Câmara dos Deputados, que, em uma votação-relâmpago na noite da última quarta-feira (17), aprovou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação da proposta de anistia. A relatoria da matéria ficará a cargo do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
A convocação ocorre uma semana após a condenação de Jair Bolsonaro pela Justiça, o que expôs ainda mais a tentativa de setores políticos de blindar envolvidos em ataques à democracia. Para as entidades organizadoras, a anistia representaria um grave golpe às instituições e um estímulo à impunidade.