A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente no ato realizado neste domingo (21), em São Paulo, contra a anistia a golpistas e contra a chamada PEC da Blindagem, rebatizada pelos movimentos sociais de “PEC da Bandidagem”.
Durante a manifestação, o vice-presidente da CTB, Ubiraci Dantas (Bira), fez um discurso contundente contra o projeto e denunciou a ação dos setores que, segundo ele, tentam trair o Brasil e atacar a democracia.
“O plano dos traidores da pátria está fazendo água. Primeiro, tentaram impor a política neoliberal para destruir o emprego e os direitos dos trabalhadores, além de manter uma taxa de juros exorbitante, que tira o dinheiro do povo e envia para os Estados Unidos. Não satisfeitos, tentaram assassinar o presidente Lula, o vice-presidente da República e um ministro do Supremo Tribunal Federal. Também deu errado. Tentaram dar um golpe, mas fracassaram”, afirmou.
Bira destacou ainda que a ida de setores políticos e econômicos aos Estados Unidos para defender a taxação de 50% sobre produtos brasileiros é um gesto de traição nacional.
“Eles tentaram transformar o Congresso Nacional em covil de ladrões, e o resultado está aqui: o povo na rua para escorraçar esses bandidos e colocá-los na cadeia. Defender a soberania nacional, defender nosso país e defender nossa pátria”, declarou, sendo aplaudido pelo público.
Confira o discurso completo na íntegra!
A manifestação em São Paulo reuniu centrais sindicais, movimentos populares e organizações democráticas, que reforçaram a necessidade de barrar a PEC e de manter mobilização permanente contra retrocessos. Para a CTB, a luta nas ruas é o caminho para fortalecer a democracia, garantir direitos e defender a soberania do Brasil.