A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) tem atuado ativamente nas etapas estaduais da II Conferência Nacional do Trabalho, que acontece entre setembro e dezembro de 2025 em todo o país. A conferência reúne representantes do governo, dos trabalhadores e do setor empresarial em um espaço tripartite de diálogo e construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas no mundo do trabalho.
No Amapá, a CTB marcou presença com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Leve e Pesada e do Mobiliário do Vale do Jari (Sintracomvaj), Odeilson Cardoso, e o presidente da CTB-AP, Oséias Cardoso dos Santos que destacou a relevância do espaço:
“O sindicato representa trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, madeira… e estar nessa conferência hoje, a II Conferência Nacional do Trabalho e a etapa do Amapá é muito importante. Aqui, trabalhadores, governo e setor empresarial discutem políticas públicas que podem virar lei para o melhor desenvolvimento do nosso estado.”, disse Oséias.
Durante o encontro, o presidente do Sintracomvaj, Odeilson Cardoso, foi eleito delegado titular pela CTB Amapá para representar a categoria na etapa nacional da Conferência.
Já em Rondônia, a conferência estadual ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro, após dois meses de preparação conjunta entre as bancadas. Houve ampla divulgação nas mídias locais e boa mobilização entre trabalhadores e empregadores, embora a participação de acadêmicos tenha sido menor devido ao calendário letivo.
A presidenta da CTB no estado, Niedja Santana, avaliou positivamente o processo:
“Apesar da OIT, que deveria ser apenas observadora, ter conduzido os trabalhos de forma que até desqualificou a bancada dos trabalhadores, conseguimos aprovar pautas importantes. Entre elas, o apoio ao fim da escala 6×1, a luta contra a pejotização e o fortalecimento do Ministério do Trabalho. Rondônia aprovou 14 propostas que seguem para a etapa nacional, e a CTB teve papel fundamental em toda a organização, compondo a Comissão Organizadora e relatando dois eixos. Além disso, conquistamos duas vagas para a Conferência Nacional.”
Em Roraima, a etapa estadual foi realizada no dia 26 de setembro, no Teatro Jaber Xaud, em Boa Vista-RR, organizada pela Comissão Estadual e pela Superintendência Regional do Trabalho no estado, sob a direção do procurador do Trabalho Magno Pillon. O evento reuniu mais de 120 pessoas entre delegados, observadores e convidados, cumprindo plenamente o quórum regimental.
A presidenta da CTB-RR, Sueli Cardozo, destacou os debates e conquistas:
“Os debates se deram em dois grupos temáticos. A bancada dos trabalhadores apresentou suas propostas nos quatro subtemas definidos. Defendemos com firmeza o incentivo a programas de qualificação e contratação da juventude e dos aprendizes, bem como a preparação dos trabalhadores para enfrentar as mudanças tecnológicas e estruturais no mundo do trabalho. Reafirmamos a necessidade de financiamento sindical por meio de mecanismos assistenciais, a regulamentação do direito de greve no setor público e a regulamentação da negociação coletiva, que entendemos como pilar central para o fortalecimento da organização sindical.
Aprovamos ainda propostas fundamentais, como o fortalecimento do Ministério do Trabalho e suas superintendências, com orçamento adequado para garantir investimentos em fiscalização, formação profissional, intermediação de mão de obra, melhoria da infraestrutura e adequação de espaços físicos. Defendemos também a atualização das normas e políticas de saúde e segurança no trabalho, além do fortalecimento da economia solidária, popular e cooperativa. Ressaltamos a valorização dos povos tradicionais e comunidades da Amazônia, com apoio técnico, financeiro e institucional a empreendimentos autogestionários e sustentáveis.
Do outro lado, a bancada patronal mostrou sua face ofensiva, tentando impor suas pautas e barrar as conquistas dos trabalhadores, principalmente quando o assunto foi negociado sobre legislado. Mas nós, trabalhadores, mostramos unidade, apresentamos propostas concretas e seguimos firmes na luta por valorização, respeito e fortalecimento da classe trabalhadora.”
Com a realização das etapas estaduais, a CTB reforça seu compromisso em defender os direitos da classe trabalhadora e garantir que suas propostas sejam incorporadas no debate nacional, rumo à construção de políticas que fortaleçam o emprego digno e a justiça social no Brasil.