Evento reúne governos, trabalhadores e empregadores para debater justiça social e trabalho decente
Teve início nesta quarta-feira (1º), em Punta Cana, na República Dominicana, a 20ª Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro, que segue até 3 de outubro, reúne delegados de governos, entidades sindicais e representantes patronais de diversos países do continente.
O Brasil participa da reunião com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marim, além de representantes das centrais sindicais. Pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), integram a delegação o conselheiro técnico José Eduardo Antunes Santos, secretário adjunto de Políticas para a Economia do Mar da CTB; e os observadores Márcio Ayer Correia Andrade (secretário de Comércio e Serviços da CTB), Ernando João Alves Jr. (diretor procurador da FENCCOVIB), além das assessoras jurídicas Beatriz Pereira dos Santos e Ilmara David Alencar.
Na abertura, o diretor-geral da OIT destacou que o objetivo central da reunião é promover o trabalho decente, a justiça social e a inclusão, com atenção especial à transição justa, tanto ambiental quanto tecnológica.
Segundo José Eduardo Antunes, da CTB, a expectativa é que os debates reforcem a importância do diálogo social tripartite – que envolve trabalhadores, empregadores e governos – como condição essencial para um desenvolvimento mais justo, inclusivo e sustentável.
“As pessoas devem estar no centro das políticas. É preciso valorizar o trabalho em todas as suas formas, sem discriminação de gênero ou idade, garantindo proteção social e direitos fundamentais, como a livre associação e a sindicalização”, afirmou o dirigente.
As sessões temáticas seguem ao longo da semana, abordando propostas e compromissos para fortalecer as políticas públicas de emprego e ampliar os direitos dos trabalhadores na região.