Celebrado neste 15 de outubro, o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural homenageia milhões de mulheres que, em todo o mundo, desempenham papel essencial na produção de alimentos e no desenvolvimento sustentável do campo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer o protagonismo feminino nas propriedades rurais, um protagonismo que muitas vezes acontece em meio a enormes desafios, discriminações e falta de reconhecimento.
Nas roças, nos assentamentos, nas cooperativas e nas comunidades, a mulher rural é símbolo de resistência, coragem e dedicação. Seu trabalho é constante: não há fim de semana, feriado ou mau tempo que a impeça de seguir na labuta. É ela quem planta, colhe, cuida da terra, da família e da vida.
Para Lenir Piloneto Fanton, secretária adjunta da Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o dia é uma oportunidade de valorizar e dar visibilidade à força feminina no campo:
“A mulher rural é protagonista na produção de alimentos e na preservação da vida, mesmo diante das dificuldades. Representa um exemplo de resistência cotidiana, de quem enfrenta sol, chuva ou frio com determinação e amor pelo que faz. Parabéns a todas as mulheres rurais por sua força e contribuição essencial à sociedade”, afirmou.
A CTB reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero, a valorização do trabalho rural e a luta por políticas públicas que garantam melhores condições de vida, renda e dignidade para as mulheres do campo.
Parabéns às mulheres rurais, exemplo de vida, trabalho e resistência!