Diante das novas investidas do governo Trump contra Cuba, desta vez chantageando os países que não concordam com o bloqueio ilegal imposto à ilha, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e as entidades associadas, que representam milhões de trabalhadores brasileiros, divulgaram a seguinte nota:
O governo e o povo cubano enfrentam neste momento uma nova ofensiva imperialista dos Estados Unidos, que sob o governo de Donald Trump decidiram intensificar o criminoso bloqueio econômico imposto ao país caribenho em 1962.
Agora, a Casa Branca resolveu chantagear outros países para que mudem seus votos contra o bloqueio na ONU, com “pressões intimidatórias e enganosas”, conforme assinalou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.
É preciso lembrar que, ao longo de mais de 30 anos, a comunidade internacional tem condenado por ampla maioria, no âmbito da ONU, o bloqueio imperialista.
EUA isolados
A última votação da Assembleia-Geral da ONU sobre o tema ocorreu um ano atrás, no dia 30 de outubro de 2024, quando a resolução apresentada por Cuba recebeu 187 votos a favor contra apenas dois contrários — Estados Unidos e Israel — e uma abstenção (Moldávia).
Foi a 34ª declaração não vinculante que as autoridades cubanas apresentaram desde 1992, em defesa da “necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”, que tem provocado grandes prejuízos aos cubanos nas últimas décadas.
O resultado ilustra o isolamento da maior potência capitalista do planeta na relação agressiva e ilegal que mantém com Cuba.
A hipocrisia imperialista
Orientada por um arcaico ódio anticomunista, radicalizado pela gestão da extrema direita, a Casa Branca ainda mantém Cuba na lista de países supostamente promotores do terrorismo.
Trata-se de uma insinuação notoriamente falsa e impregnada de hipocrisia, pois na realidade a Ilha revolucionária e suas lideranças são vítimas recorrentes de atos terroristas, incluindo tentativas de assassinatos, patrocinados pelos EUA.
Convém lembrar a este respeito que, em 1975, o Comitê de Seleção de Inteligência do Senado dos EUA para estudar as Operações Governamentais com Respeito às Atividades de Informações, presidido pelo Senador Frank Church, declarou que substanciou oito tentativas da CIA de assassinar Fidel Castro entre 1960-1965.
Solidariedade internacional
A resistência heroica do povo cubano às investidas do imperialismo desde a conquista do poder pelos revolucionários comunistas liderados por Fidel Castro e Che Guevara sempre contou e haverá de contar com a ativa solidariedade das forças democráticas e progressistas na América Latina e em todo o mundo.
Ao lado da solidariedade dos povos, o governo cubano também tem sido contemplado pela posição da grande maioria dos países contra o bloqueio, o que os imperialistas de Washington agora querem reverter com pressões e chantagens ilegítimas.
Exemplo revolucionário
O exemplo do povo cubano na luta em defesa da soberania nacional e do socialismo ilumina e estimula as batalhas da nossa classe trabalhadora contra a opressão imperialista e a exploração capitalista.
A CTB e suas entidades filiadas reiteram a solidariedade classista ao povo e ao governo de Cuba, denunciam e condenam com vigor as pressões e chantagens imperialistas e defendem o fim imediato do infame bloqueio econômico.
Assinam, CTB e seus sindicatos filiados!
sindicatos filiados


