Encontro aprovou campanhas de solidariedade a Cuba e à Venezuela e mobilização para a IV Assembleia Continental em Havana
ntre os dias 24 e 26 de outubro de 2025, dirigentes da CTB Nacional — Ciclea Oliveira, Mara Kitamura e Carlos Rogério Nunes — participaram da Plenária Nacional da ALBA Movimentos Sociais – Capítulo Brasil, realizada na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP).
O evento reuniu mais de 20 entidades representando os movimentos sociais e sindicais de todo o país, consolidando a unidade das organizações populares na luta contra o imperialismo e em defesa da integração latino-americana e caribenha.
Deliberações e resoluções
Entre as principais resoluções da plenária, foi aprovada uma campanha nacional de solidariedade a Cuba, em repúdio ao bloqueio criminoso imposto pelos Estados Unidos, que há mais de seis décadas afeta o povo cubano.
Também foi deliberada a mobilização dos movimentos sociais brasileiros para a IV Assembleia Continental da ALBA Movimentos Sociais, que ocorrerá de 6 a 9 de maio de 2026, em Havana, Cuba, além da aprovação de uma forte campanha de solidariedade à Venezuela, que enfrenta ameaças militares do imperialismo norte-americano.
Fortalecer a solidariedade e a integração
Para Ciclea Oliveira, secretária nacional de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, a plenária representou um espaço estratégico de avaliação e planejamento:
“A plenária foi um momento importante para que pudéssemos fazer um balanço das atividades realizadas pela ALBA Movimentos, identificar os desafios e propor encaminhamentos para fortalecer a realização da IV Assembleia em Cuba.
Para mim, particularmente, foi extremamente proveitoso, pois pude visualizar a dimensão da ALBA Movimentos e a necessidade de divulgação, nucleação e expansão deste movimento.
‘Internacionalizemos a luta, internacionalizemos a esperança.’
A solidariedade é um princípio fundamental que precisamos praticar com os países da América Latina e do Caribe”, destacou. 🇨🇺
Denúncia contra o imperialismo norte-americano
O secretário adjunto da pasta de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, Carlos Rogério Nunes, também reforçou o posicionamento da central diante das agressões imperialistas:
“A CTB Nacional denuncia veementemente a tentativa dos Estados Unidos de sufocar os países que não estão sob seu eixo de controle, como Cuba e Venezuela.
Além disso, repudiamos as operações militares que estão ocorrendo no litoral venezuelano sob o falso pretexto de combate ao narcotráfico. Essas ações já resultaram na morte de pescadores e pessoas inocentes. Estamos solidários com o povo e o governo da Venezuela”, afirmou.
A CTB reafirma seu compromisso histórico com a integração latino-americana, a autodeterminação dos povos e a solidariedade internacionalista, princípios fundamentais da ALBA Movimentos e das lutas sociais do continente.






