Neste 28 de outubro, Dia da Servidor e do Servidor Público, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) homenageia os milhões de homens e mulheres que dedicam suas vidas a garantir que os direitos da população sejam respeitados e que o Estado cumpra seu papel social.
Os servidores públicos são a base de um país que se quer justo, soberano e solidário. São eles que asseguram o funcionamento das escolas, hospitais, universidades, postos de saúde, serviços de segurança, previdência, assistência social e tantas outras áreas que sustentam o bem-estar coletivo.
Mas, neste momento, a categoria enfrenta uma nova e perigosa ofensiva. A chamada reforma administrativa (PEC 32), que tramita no Congresso Nacional, ameaça desmontar o serviço público, abrir espaço para a precarização e ampliar o apadrinhamento político. A proposta reduz direitos, enfraquece a estabilidade e compromete a impessoalidade e a qualidade dos serviços prestados à população.
Para a CTB, a luta contra a reforma administrativa é uma luta em defesa da democracia e da soberania nacional. Sem servidores valorizados, concursados e protegidos das ingerências políticas, o Estado brasileiro perde a capacidade de planejar políticas públicas e de atender com justiça e eficiência as necessidades do povo.
“Os trabalhadores do serviço público enfrentam um momento decisivo diante das investidas do Congresso Nacional com a reforma administrativa. Mais do que profissionais, são a espinha dorsal de um Estado que garante direitos, justiça e serviços essenciais à população. Resistir a esses ataques é defender a própria democracia e a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua dedicação e coragem são a força que mantém viva a promessa de um país que não abandona seu povo”, destacou João Paulo Ribeiro (JP), servidor público e dirigente da CTB.
Neste dia, a CTB reafirma seu compromisso com a valorização do funcionalismo, a realização de concursos públicos e o fortalecimento do Estado como instrumento de justiça social e desenvolvimento nacional.
Defender o servidor público é defender o Brasil!


