A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Benedito de Paula Bizerril, advogado trabalhista, militante histórico e uma das mais destacadas referências na luta pela democracia e pelos direitos da classe trabalhadora no Ceará e no Brasil.
Carinhosamente conhecido como Bené, Bizerril dedicou toda a sua vida à defesa intransigente das causas sociais, dos direitos humanos e do movimento sindical. Sua trajetória é marcada pela coragem, firmeza e ética inabalável, desde a resistência à ditadura militar, período em que foi preso e torturado. Após ser, de forma arbitrária, demitido do BNB, fez de sua formação acadêmica um incansável advogado dos trabalhadores e trabalhadoras e defensor de inúmeros sindicatos.
Bené foi também um pilar da resistência democrática, cofundador do emblemático Jornal Mutirão, instrumento de voz e mobilização popular em tempos de censura, e um militante de convicções profundas, comprometido com a justiça social, a soberania nacional e o projeto de um Brasil mais justo e igualitário.
A CTB reconhece em Benedito Bizerril um companheiro de todas as lutas, cuja vida se confunde com a história do movimento popular e sindical cearense. Sua atuação firme e generosa continuará inspirando gerações de trabalhadoras e trabalhadores que acreditam na transformação social.
A Central presta sua solidariedade à família, aos amigos, aos companheiros e companheiras de luta do PCdoB e do movimento sindical, e a todos aqueles que tiveram a honra de caminhar ao lado de Bené.
Até sempre, companheiro Bené!
A tua luta segue viva em cada trincheira por dignidade, justiça e democracia.
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Nacional


