Na manhã deste sábado, a sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em São Paulo (CTB-SP) recebeu a Assembleia Popular da Natureza, um encontro que reuniu militantes, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais para discutir a pauta ambiental sob a ótica da classe trabalhadora.
A atividade ocorre em um momento estratégico: a COP30 se aproxima, e com ela crescem as chamadas “falsas soluções” do chamado capitalismo verde, que tenta transformar a crise climática em nova frente de lucro, sem enfrentar suas causas estruturais.
“As Assembleias Populares em Defesa da Natureza são uma iniciativa dos movimentos sociais e centrais sindicais no sentido de construir uma opinião para levar até a COP30, que será realizada no fim do mês de novembro em Belém do Pará”, explicou René Vicente, presidente da CTB-SP.
“É um importante momento de discussão e reflexão sobre a necessidade de colocar em pauta a luta ambiental em um sentido mais popular, de defesa da classe trabalhadora, que é a mais prejudicada diante das catástrofes climáticas que temos assistido nos últimos tempos”, completou.
O encontro teve início às 9h e integrou a agenda nacional de mobilizações rumo à COP30, reforçando a importância de que as vozes dos povos, comunidades tradicionais e trabalhadores sejam ouvidas nas negociações globais sobre o clima.
As discussões apontaram para a urgência de construir alternativas sustentáveis que priorizem justiça social e soberania dos povos, contrapondo-se às propostas que favorecem grandes corporações e perpetuam desigualdades.
								
											
			
			
			
			
			
			

