O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região — realizou, no último sábado, dia 8 de novembro, um encontro com os condutores de ambulância, no qual foi discutida uma ampla pauta envolvendo o reconhecimento da categoria. Entre os temas abordados estiveram o PL nº 2511/2023, que cria o piso nacional da categoria e tramita no Congresso Nacional; o pagamento da insalubridade no grau máximo de 40% — com a realização de um novo laudo —; a revisão salarial; o descongelamento de gratificações; a jornada de trabalho; o pagamento de um terço de férias; as progressões horizontais e verticais; o adicional noturno de 25% sobre a totalidade da jornada; a criação de um PCCS específico para a categoria; a qualificação profissional; as condições dignas de trabalho; e a realização de concurso público, uma vez que a maioria dos profissionais da categoria é contratada. Também foram discutidos temas como a licença-prêmio e a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 38), que ameaça os direitos dos servidores, entre outros pontos.
Ao final, foi escolhida uma comissão composta por dez condutores de ambulância, que ficará responsável pelo trabalho de organização e mobilização junto ao SINFEMP.
Para a presidente do sindicato, Carminha Soares, o objetivo da direção da entidade é fortalecer a luta específica em cada município e, ao mesmo tempo, acompanhar e pressionar para que o piso nacional dos condutores de ambulância seja aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República.
O sindicalista Zé Gonçalves destacou a necessidade de uma mobilização permanente da categoria a partir dos locais de trabalho.
“Vamos visitar os condutores de ambulância em cada município da nossa base, fazer o chamamento para a luta e defender a pauta discutida, pois essa luta tem que ser de todos”, disse.


