Representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil defenderam o fim da escala 6×1 na etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho. A proposta será levada para a etapa nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo.
O encontro foi realizado nesta terça-feira (25), em Manaus, e reuniu representantes dos trabalhadores, empregadores e governo para debater propostas que irão compor o documento-base da etapa nacional. A atividade integra o processo participativo de construção de políticas públicas para o mundo do trabalho no Brasil e volta a ocorrer após um hiato de 10 anos.
A presidente da CTB no Amazonas, Ana Cristina Rodrigues, destacou que a conferência é um espaço estratégico para reafirmar a centralidade do trabalho na reconstrução do país. “A participação dos trabalhadores nessas discussões é fundamental para que avancemos em políticas que garantam proteção, igualdade e dignidade. A CTB reafirma seu compromisso com um projeto de desenvolvimento nacional que coloque o trabalho no centro do debate”, afirmou.
A CTB participou ativamente das discussões, ao lado das demais centrais sindicais presentes, reforçando a importância de uma agenda que garanta direitos, proteção social, condições dignas de emprego e valorização do trabalho.
Durante o encontro, delegados e delegadas analisaram desafios locais e nacionais, apresentaram contribuições para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, para a promoção da jornada justa, além de debater medidas de combate à precarização e ao adoecimento laboral. As propostas aprovadas serão sistematizadas e encaminhadas para apreciação na etapa nacional.




