Trabalhadoras do Brasil (CTB) reforçou seu compromisso histórico com a defesa incondicional da dignidade humana, da justiça social e da igualdade entre todos os povos. A data marca a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, um marco civilizatório que segue orientando as lutas democráticas no Brasil e no mundo.
O secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, Carlos Rogério Nunes, destacou que a central reafirma, neste dia simbólico, sua missão de proteger e promover os direitos fundamentais de cada cidadão e cidadã.
“No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o dia que foi proclamada a Declaração dos Direitos Humanos, a CTB firma compromisso com todos os direitos humanos de todos os povos, para que nenhum povo, para que nenhum trabalhador, para que nenhum cidadão ou cidadã possa ser explorado, possa ser subjugado, possa ser discriminado. Nesse sentido, todas as nossas lutas, a luta da CTB é no sentido de garantir direitos para a pessoa humana, quer direitos sociais, direitos trabalhistas, direitos de todas as áreas da nossa sociedade”, afirmou.
A CTB ressalta que a defesa dos direitos humanos é indissociável da construção de um país mais justo e democrático. Isso inclui a luta por trabalho decente, igualdade racial e de gênero, proteção social, liberdade sindical, democracia, soberania e respeito entre os povos — princípios que norteiam a atuação da central em todas as suas frentes.
Neste 10 de dezembro, a CTB se soma a movimentos sociais, entidades sindicais e organizações democráticas de todo o mundo para reafirmar que nenhum direito é menor, nenhum direito é descartável e todos os direitos humanos devem ser garantidos, promovidos e respeitados.
A central seguirá mobilizada para que os direitos sociais, trabalhistas e humanos sejam convertidos em políticas públicas reais, fortalecendo a cidadania e colocando a vida e a dignidade humana no centro do projeto nacional de desenvolvimento.


