Trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais aprovaram, na tarde deste sábado (13), a Pauta de Reivindicações que será apresentada na Negociação Coletiva de 2025/2026. A deliberação ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária da 32ª Campanha Salarial da Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, realizada no clube da AESA, no bairro José e Maria, em Petrolina.
Durante a assembleia, os participantes analisaram e aprovaram os principais pontos a serem encaminhados ao patronal. Entre as reivindicações estão o piso salarial de R$ 1.760 para o próximo ano, cesta-alimentação no valor de R$ 220, fornecimento de alimentação no local de trabalho, pagamento dos salários até a última sexta-feira de cada mês e o fim da escala de trabalho 6×1.
A Assembleia Geral Extraordinária para Aprovação da Pauta ocorre anualmente como parte da campanha salarial do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR). Neste ano, houve quórum suficiente para dar seguimento às deliberações. A primeira chamada ocorreu às 18h, seguida da segunda às 19h e da terceira às 19h30.
Também foi realizada, no mesmo dia, a Assembleia Geral Ordinária, que teve como pauta a votação da Previsão Orçamentária e do Planejamento Estratégico das atividades do sindicato para o exercício de 2026. O encontro ainda contou com um momento de confraternização entre os trabalhadores, com apresentações musicais de Sérgio do Forró, Márcio Moko e Moreninho do Arrocha, além do sorteio de brindes.
Com a pauta aprovada, os trabalhadores seguem agora para a mesa de negociação com o setor patronal, onde serão discutidos o novo piso salarial e demais reivindicações que visam melhorias na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria no Vale do São Francisco.
Assessoria STTAR Petrolina





