O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, participa do I Congresso Latinoamericano, Caribenho e Mundial da Classe Operária em Defesa da Paz, realizado nesta terça-feira, 17 de dezembro de 2025, a partir das 9h (horário da Venezuela), em Caracas, com modalidade online, ampliando a participação de entidades e militantes de diferentes países.
Convocado em um contexto de agravamento das tensões internacionais e de crescentes ameaças à soberania dos povos da América Latina e do Caribe, o congresso busca fortalecer a articulação internacional da classe trabalhadora, reafirmando a unidade, a solidariedade e a defesa da autodeterminação frente às políticas de ingerência externa e ao cerco imperialista imposto à região.
Durante o encontro, Adilson Araújo destacou a gravidade do momento político internacional e a necessidade de resposta coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras. “Recebemos com muita preocupação a mensagem do Donald Trump, uma mensagem de agressão, de cerco imperialista imposto a todo o continente latino-americano. Precisamos fortalecer os laços de unidade e solidariedade. Este congresso internacional é uma mensagem para o mundo de que devemos unir toda a América Latina para que o continente siga sendo uma zona livre de guerra, pela paz e pela autodeterminação dos povos e das nações. Estamos juntos”, afirmou o dirigente.
A participação da CTB no congresso reafirma o compromisso da central sindical brasileira com a luta pela paz, pela integração regional e pela soberania dos povos, além de fortalecer a construção de uma agenda internacional comum da classe trabalhadora. O evento, organizado pela Comissão Preparatória do Congresso Internacional da Classe Operária, reúne lideranças sindicais, movimentos populares e organizações sociais de diversos países, combinando atividades presenciais em Caracas com transmissão online.
Com a palavra de ordem da diplomacia dos povos e da unidade internacional da classe trabalhadora, o congresso se consolida como um importante espaço de resistência às guerras, aos bloqueios e às intervenções externas, defendendo uma América Latina e um Caribe livres, soberanos e em paz.


