O Curso Internacional de Formação Política e Sindical da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, mais um dia de intensos debates em Salvador (BA). A programação teve como eixo central o tema “Meio ambiente, energia e transição justa”, reunindo especialistas para discutir os impactos das transformações ambientais e tecnológicas no mundo do trabalho.
Durante a manhã, das 9h às 12h30, os professores Daniel Araújo Sombra Soares e Lucas Valladares conduziram as reflexões sobre os desafios da crise climática, o papel do setor energético e a necessidade de uma transição justa, que garanta desenvolvimento sustentável, geração de empregos e proteção aos direitos da classe trabalhadora.
No período da tarde, das 14h às 17h, o debate foi dedicado ao tema “Big Techs e Inteligência Artificial”, com exposição da jornalista e pesquisadora Renata Mielli. A palestra abordou o poder das grandes plataformas digitais, os impactos da inteligência artificial nas relações de trabalho, na democracia e na soberania dos países, além da importância da regulação dessas tecnologias.
A atividade integra a programação do Curso Internacional de Formação Política e Sindical da CTB, que acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro, consolidando-se como um espaço estratégico de formação, troca de experiências e construção coletiva para o fortalecimento do movimento sindical frente aos desafios contemporâneos.










