Programação desta sexta-feira (30) discute mulheres, trabalho e emancipação, além da complexidade das transformações no mundo do trabalho.
O penúltimo dia do Curso Internacional de Formação Política e Sindical da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) segue nesta sexta-feira, 30 de janeiro, com uma programação dedicada a temas centrais para a classe trabalhadora, como a luta das mulheres por emancipação e os desafios impostos pelas transformações no mundo do trabalho.
Pela manhã, das 9h às 12h30, o curso aborda o tema “Mulheres, trabalho e emancipação”, com exposições de Kátia Branco e Daniele Costa. O debate busca refletir sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho, a divisão sexual do trabalho, a sobrecarga das mulheres e a necessidade de políticas públicas e organização sindical para garantir direitos, igualdade e autonomia.
No período da tarde, das 14h às 17h, ocorre o debate sobre a complexidade do mundo do trabalho, com a participação do professor doutor Maurício de Melo Teixeira Branco e de Augusto Vasconcelos. A atividade analisa as mudanças recentes nas relações de trabalho, a precarização, os impactos das novas tecnologias e os desafios para a organização e a ação sindical diante desse cenário.
O Curso Internacional de Formação Política e Sindical da CTB reúne dirigentes, militantes e trabalhadores com o objetivo de fortalecer a formação política, ampliar a compreensão da conjuntura nacional e internacional e contribuir para a construção de um projeto de desenvolvimento com soberania, direitos e justiça social.
Programação:
30 de janeiro (sexta-feira)
Tema: Mulheres, trabalho e emancipação
-
Manhã (9h às 12h30): Kátia Branco e Daniele Costa
-
Tarde (14h às 17h): Debate sobre a complexidade do mundo do trabalho – Prof. Dr. Maurício de Melo Teixeira Branco e Augusto Vasconcelos
31 de janeiro (sábado)
Tema: Sistema Financeiro Nacional e o papel do Estado
-
Manhã (9h às 12h30): Nuno Teles
Ao longo da semana, o curso reforça o papel da CTB na formação política da classe trabalhadora, no fortalecimento da organização sindical e na construção de um projeto nacional soberano, democrático e comprometido com justiça social.


