Sob o cerco implacável do imperialismo estadunidense, Cuba enfrenta hoje uma das mais graves crises de sua história.
O governo Trump decidiu ampliar o bloqueio econômico genocida imposto à ilha socialista há mais de 60 anos, impedindo o acesso do país caribenho ao petróleo, sua maior fonte de energia.
O imperador da extrema direita proibiu a Venezuela de fornecer o combustível ao povo cubano, depois de sequestrar o presidente Nicolás Maduro, e ameaçou impor tarifas alfandegárias a outros fornecedores, como o México e a Rússia.
Crise energética
Como consequência do cerco imperialista, Cuba enfrenta grandes dificuldades e uma severa crise energética que impacta de forma dramática a economia, condenando sua população a sacrifícios sem precedentes.
Repudiada pela comunidade internacional e pela ONU, a conduta imperialista dos EUA viola o Direito Internacional e configura um crime intolerável contra a soberania conquistada e defendida pelos cubanos desde a revolução de 1959, comandada por Fidel Castro e Che Guevara.
Direitos humanos
Apesar do cerco imperialista e escassez de recursos, a ilha socialista garante a todo o povo cubano os direitos humanos básicos à alimentação, saúde e educação, enquanto no país líder de uma ordem capitalista decadente e em decomposição pessoas idosas são expulsas de hospitais e condenadas a morrer porque não podem pagar um plano de saúde privado.
Defender Cuba é defender o direito dos povos e nações latino-americanas e caribenhas à autodeterminação; é defender os direitos básicos de todo ser humano à saúde, educação e alimentação; é defender uma nova ordem mundial democrática e pacífica; é defender o socialismo e significa condenar e combater com toda energia a ofensiva neocolonialista dos imperialistas de Washington.
A CTB reafirma sua total solidariedade ao povo e ao governo de Cuba e orienta a militância classista a somar esforços na arrecadação de recursos para contribuir no enfrentamento da crise imposta ao país por Donald Trump.
São Paulo, 3 de fevereiro de 2026
Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil)


