A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza, entre os dias 12, 13 e 14 de março de 2026, em São Paulo, o 4º Encontro Nacional de Comunicação da Rede CTB. Com o tema “Comunicar para Resistir: Comunicação Sindical, Democracia, Soberania e Inteligência Artificial”, o encontro reúne dirigentes sindicais, jornalistas, comunicadores populares, pesquisadores e parlamentares para debater os desafios da comunicação sindical no atual cenário político e tecnológico.
Inscrição e credenciamento
O valor do credenciamento é de R$ 100,00, a ser pago à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O comprovante deve ser enviado para o e-mail anderson@ctb.org.br.
A CTB informa que hospedagem e passagens são de responsabilidade das representações estaduais.
A confirmação de participação deve ser feita pelo formulário:
👉 https://forms.gle/kAYvakB83yZhyiWm6
O evento será realizado na Sede do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo e terá uma programação composta por mesas de debate, oficinas práticas e plenária final, articulando análise de conjuntura, formação política e deliberação coletiva.
Ao longo dos três dias, o encontro abordará a disputa de narrativas e o papel estratégico da comunicação sindical na defesa da democracia e dos direitos trabalhistas; os impactos da tecnologia e da inteligência artificial na comunicação, na organização sindical e na soberania nacional; e experiências práticas de comunicação popular e sindical, com oficinas voltadas à formação técnica dos comunicadores.
O último dia será dedicado à plenária final, com a sistematização dos debates, a aprovação das resoluções políticas da comunicação da CTB, as diretrizes para a atuação em 2026 e a aprovação da Carta do Encontro.
Programação completa
📍 Dia 1 – Análise de Conjuntura e Disputa de Narrativas
Manhã
– Abertura oficial
– Mesa: Conjuntura política, sindical e comunicação
– Mesa: Experiências de programas e veículos populares e sindicais
Tarde
– Mesa: Comunicação, organização e mobilização sindical
– Oficinas práticas de comunicação (Inteligência Artificial)
📍 Dia 2 – Tecnologia, Organização e Formação Prática
Manhã
– Mesa: Comunicação, tecnologia e geopolítica
– Mesa: FNDC e a luta por um sistema de mídia democrático
Tarde
– Mesa: Inteligência Artificial na mobilização dos movimentos sociais e sindicais
– Oficinas práticas: Produção e edição de vídeo pelo celular
📍 Dia 3 – Deliberação Política e Encaminhamentos
Manhã
– Plenária final
– Aprovação das resoluções políticas
– Aprovação da Carta do Encontro


