CTB participa de reunião do Fórum das Centrais, em São Paulo, que consolidou mobilização nacional com pauta unificada
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) teve papel de destaque na reunião do Fórum das Centrais Sindicais realizada nesta segunda-feira (16), em São Paulo, que confirmou a realização da Marcha das Centrais a Brasília no próximo dia 15 de abril. A mobilização levará à capital federal a Agenda da Classe Trabalhadora, que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes do Congresso Nacional.
Representando a CTB, participaram do encontro o secretário adjunto de Relações Internacionais, Nivaldo Santana, e o presidente da CTB-SP, Renê Vicente, reforçando o compromisso da Central com a construção unitária e a mobilização nacional em defesa dos direitos dos trabalhadores.
De acordo com o resumo da reunião das centrais, a marcha terá como principais bandeiras a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim da escala 6×1, a regulamentação do trabalho por aplicativos, o fortalecimento da negociação coletiva no serviço público e o combate à pejotização.
A programação preliminar prevê concentração às 8h, nas proximidades da Catedral de Brasília, plenária às 9h e início da marcha às 11h. No período da tarde, está prevista a tentativa de entrega da pauta ao presidente da República.
As centrais estabeleceram como meta reunir 10 mil trabalhadores e trabalhadoras, com organização de caravanas de todo o país. A orientação é priorizar a mobilização nos estados e fortalecer a participação das bases sindicais.
Mobilização e organização nacional
Como parte da preparação para a marcha, as centrais sindicais irão intensificar as ações nos locais de trabalho e nos estados. Entre as iniciativas previstas estão a realização de uma panfletagem nacional no dia 20 de março e a articulação com parlamentares para avançar nas pautas prioritárias, especialmente a jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 .
Outro tema central é a regulamentação do trabalho por aplicativos, que será debatida em reuniões com o governo federal e entre as próprias centrais, diante da complexidade do projeto em discussão.
Agenda unificada e diálogo com o governo
A reunião também reforçou que já foi solicitada agenda com o presidente Lula para o dia 15 de abril, quando as centrais pretendem entregar oficialmente a pauta unificada da classe trabalhadora. O documento reúne propostas em torno de emprego, direitos, soberania e democracia, aprovadas de forma conjunta pelas entidades .
Além disso, o governo federal informou que concluiu propostas sobre a regulamentação da negociação coletiva e do direito de greve no serviço público, que ainda serão debatidas com as centrais antes de seguirem para o Congresso Nacional .
1º de Maio descentralizado
Outro encaminhamento foi a definição de que o 1º de Maio deste ano terá atividades descentralizadas em todo o país. A orientação é que sindicatos, federações e confederações organizem atos em suas bases, mantendo uma identidade nacional unificada .
Para a CTB, a construção unitária das centrais e a mobilização nas ruas serão fundamentais para pressionar por avanços concretos e garantir direitos à classe trabalhadora.


