O secretário de Políticas para a Juventude Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Henrique Domingues, participa nesta terça-feira (24) das mobilizações na Buenos Aires que marcam os 50 anos do golpe militar de 1976. Ao lado de uma delegação da CTB Jovem, ele integra os atos do Dia da Memória, Verdade e Justiça — o “Nunca Más” — que relembra as mais de 30 mil vítimas da ditadura argentina.
As ruas de Buenos Aires e de diversas cidades do país foram tomadas por manifestações que resgatam a memória das vítimas e reforçam a luta contra o autoritarismo. A mobilização deste ano ganha ainda mais força simbólica por ocorrer no marco de meio século do golpe, responsável por graves violações de direitos humanos.
A presença da juventude da CTB ocorre no contexto de uma agenda de intercâmbio com organizações sindicais e movimentos sociais argentinos, fortalecendo a solidariedade internacional e o compromisso com a democracia na América Latina.
Além de Henrique Domingues, a delegação da CTB Jovem é composta por Aline Aparecida Maier (FETAESC), Letícia Lis Barsoti (FENAFAR), Déborah Evellyn Irineu Pereira (APLB Sindicato), Júlio César Alves de Melo (SINTECT-SP) e Pedro Lúcio Góis e Silva (SINDIPETRO-RN).
Com palavras de ordem e atos massivos, o povo argentino reafirma o compromisso histórico com a memória, a verdade e a justiça, ecoando uma mensagem que atravessa gerações: “Nunca Mais” ao autoritarismo, à violência de Estado e às violações de direitos humanos.


