O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, foi um dos destaques da abertura da Cúpula Pública Mundial Regional na América Latina, realizada em Salvador. Em discurso marcado por referências à unidade internacional dos trabalhadores, à justiça social e ao combate às desigualdades, o dirigente sindical defendeu o fortalecimento da organização popular diante dos desafios do cenário atual.
Representando o sindicalismo brasileiro diante de delegações internacionais, Adilson destacou o papel da integração entre os povos e chamou atenção para a necessidade de ampliar o compromisso coletivo com transformações sociais.
“Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos em respeito à diversidade. Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos pelo direito ao trabalho digno”, afirmou.
Ao longo da fala, o presidente da CTB também enfatizou pautas relacionadas ao combate ao racismo, à intolerância e à violência contra as mulheres.
“Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos contra a violência destinada às mulheres. Basta de feminicídio”, declarou.
Em um dos momentos centrais do discurso, Adilson associou a construção de mudanças sociais à capacidade de articulação coletiva e reforçou o papel histórico dos movimentos populares.
“Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos por um mundo mais humano e menos desigual.”
No encerramento, o dirigente defendeu que o momento exige ação e mobilização social e citou Paulo Freire para sintetizar a mensagem apresentada ao público.
“A transformação que desejamos precisa acontecer agora. Ser revolucionário é ter a capacidade de juntos transformarmos o nosso tempo. Como diria o mestre Paulo Freire: a esperança é revolucionária”, concluiu


