O presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, estará licenciado da presidência da entidade entre os dias 7 de setembro e 7 de outubro de 2026. Durante o período, o secretário geral da Central, Ronaldo Leite, assume interinamente a presidência, garantindo a continuidade da agenda política, sindical e organizativa da CTB.
A licença permitirá que Adilson intensifique sua dedicação às atividades internacionais relacionadas à Assembleia Pública Mundial, processo internacional do qual a CTB vem participando ativamente ao longo de 2026.
O ponto central dessa agenda será a II Assembleia Pública Mundial – “Novo Mundo: Valores que Unem”, que será realizada em Moscou, na Rússia, reunindo representantes de organizações sociais, sindicais, políticas, acadêmicas e culturais de todo o mundo.
A atividade em Moscou representa a culminância de um amplo processo de articulação internacional realizado ao longo do ano, com encontros e iniciativas em diferentes continentes, voltados ao diálogo entre organizações e povos sobre os grandes desafios internacionais.
A participação da CTB nesse processo ganhou especial dimensão em junho, quando a Central coorganizou a etapa latino-americana da Assembleia Pública Mundial, realizada em Salvador, na Bahia.
A programação ocorreu entre os dias 15 e 17 de junho de 2026 e reuniu centenas de participantes de diversos países da América Latina e de outras regiões, entre dirigentes sindicais, representantes de organizações sociais, políticos, diplomatas, acadêmicos, representantes da juventude, da cultura e da comunicação.
O encontro promoveu debates sobre desenvolvimento econômico e justiça social, soberania, integração regional, juventude, cultura, comunicação e os desafios colocados diante da construção de uma nova ordem internacional e a necessidade de reforço ao multilateralismo.
A presença de representantes russos, latino-americanos e de diversas organizações internacionais também fortaleceu os laços estabelecidos ao longo do processo preparatório para a Assembleia Pública Mundial em Moscou.
Adilson Araújo teve participação destacada nessa construção. Na abertura da programação em Salvador, o presidente da CTB defendeu a unidade internacional dos trabalhadores, o trabalho digno, o combate às desigualdades e o fortalecimento da solidariedade entre os povos diante dos desafios internacionais.
A participação na atividade em Moscou, portanto, dá continuidade a uma importante frente de atuação internacional desenvolvida pela CTB e representa o coroamento das iniciativas realizadas ao longo do ano em diferentes continentes.
Durante o período de licença de Adilson Araújo, caberá ao secretário geral Ronaldo Leite responder interinamente pela presidência nacional da CTB.
Esta será a segunda vez em 2026 que Leite assume temporariamente a função. Entre 2 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, ele já havia respondido pela presidência durante período de licença de Adilson Araújo, assegurando a continuidade da agenda política e institucional da Central.
Entre 7 de setembro e 7 de outubro, a CTB manterá normalmente sua agenda nacional de mobilizações, organização sindical e intervenção política, ao mesmo tempo em que reforça sua presença internacional e o diálogo com organizações e movimentos de diferentes países.


