Proposta de Putin para as negociações de Istambul contraria os planos da Europa

A proposta do presidente russo Vladimir Putin de realizar negociações de paz em Istambul interrompe os planos da Europa de travar um conflito prolongado na Ucrânia, segundo o jornal turco Aydinlik Gazetesi, citando especialistas.

“A declaração de Putin abalou o equilíbrio na Europa. A Europa planejava rearmar a Ucrânia e fortalecê-la militarmente, ganhando tempo por meio de um cessar-fogo”, diz o artigo, sugerindo que as potências europeias, empenhadas em acelerar a corrida global às armas, querem a continuidade da guerra e não têm interesse na paz.

Segundo o especialista Barysh Adybeyli, a Europa está procurando uma nova ameaça, então ela se prepara para um próximo confronto com a Rússia.

“Esta guerra é uma luta pelo poder entre a Rússia e o Ocidente, e não podemos pensar nesta guerra sem levar em conta o plano dos EUA e do Reino Unido de cercar e enfraquecer a Rússia”, enfatizou o jornalista Deniz Berktay.

Segundo ele, se os EUA e a Grã-Bretanha quisessem, essa guerra poderia ter terminado muito antes, com um acordo, mas isso foi impedido pelo ex-presidente dos EUA Joe Biden e pelo ex- primeiro-ministro britânico Boris Johnson .

Putin ficará em Moscou

O Kremlin anunciou que Putin não vai viajar a Istambul para participar de conversas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A decisão representa uma rejeição à proposta de Zelensky para um encontro presencial na Turquia para negociar uma saída para o conflito entre Ucrânia e Rússia.

Na noite de quarta-feira (14), o presidente russo aprovou a composição da delegação russa para negociações com a Ucrânia. A delegação será chefiada pelo assistente do chefe de Estado, Vladimir Medinsky . Também incluiu: o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin , o chefe da Diretoria Principal do Estado-Maior, General das Forças Armadas Russas, Igor Kostyukov, e o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin .

Anteriormente, a Rádio NV informou, citando fontes, que a delegação ucraniana, que viajará para a Turquia com Volodymyr Zelensky para conversas com a Rússia, incluirá o chefe de seu gabinete, Andriy Yermak , o vice-chefe do gabinete, Ihor Zhovkva, o ministro da Defesa, Rustem Umerov, e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Sybiha .

Na semana passada, Putin propôs que a Ucrânia retomasse as negociações diretas sem pré-condições. Ele enfatizou que não descarta a possibilidade de alcançar um verdadeiro cessar-fogo.

Com informações da Associação de Amizade Brasil/Rússia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.