Nota da CTB-DF em apoio à greve da Educação no Distrito Federal
A CTB-DF – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Distrito Federal – manifesta seu total e irrestrito apoio à justa greve deflagrada pela valorosa categoria da Educação, organizada pelo SINPRO-DF.
A escola pública no DF tem sido alvo de ataques sistemáticos na sua qualidade. São as salas superlotadas, infraestrutura precária, irresponsável militarização do ensino, desvalorização dos profissionais da educação como um todo, um total descaso sobretudo com os anseios dos e das estudantes da periferia.
A situação se agravou com o governo Ibaneis Rocha, Celina Leão e Hélvia Paranaguá que prefere virar as costas para a comunidade escolar, ao vez de garantir o investimento necessário em uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
No dia 27 de maio, educadoras e educadores reunidos em assembleia geral decidiram paralisar as aulas, cansados de promessas não cumpridas. O governo Ibaneis descumpriu os compromissos firmados após a greve de 2023 e ignora as demandas urgentes da categoria. Simplesmente não apresentaram nada a categoria.
Os e as profissionais da educação através de seus sindicato, o SINPRO/DF cobra:
Cumprimento do reajuste de 19,8%, previsto na Meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE);
Convocação imediata de todas e todos os aprovados no último concurso público;
Realização de novos concursos, para suprir a falta crônica de profissionais;
Reestruturação da carreira docente e recomposição salarial já.
Mesmo com diversas rodadas de negociação conduzidas pelo Sindicato, o governo segue inerte, desrespeitando os trabalhadores da educação, abusando das contratações temporárias e precarizando ainda mais o ensino público do distrito Federal.
Diante desse cenário, a greve se impõe como única alternativa legítima para fazer valer as reivindicações da categoria e o compromisso com a escola pública de qualidade.
A CTB-DF se soma à luta das professoras, professores, orientadoras e orientadores, e demais trabalhadores da educação do DF. Essa é uma greve por valorização, por respeito, por dignidade e por um futuro melhor para a classe trabalhadora e seus filhos.
Educação não é gasto, é investimento!
Governo que não respeita a Educação, não respeita o povo!
TODO APOIO À GREVE DA EDUCAÇÃO!
CTB-DF – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil