A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença na plenária de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) durante o Encontro dos Coletivos “Educação e Democracia”, realizado em julho de 2025, na cidade do Recife (PE).
A atividade reuniu dirigentes e militantes da CTB que também integram a direção da CNTE. Estiveram presentes Francisca Seixas, Berenice Darc, Valéria Silva, Raimundo Oliveira e Alex Saratt, que contribuíram com reflexões importantes sobre os desafios enfrentados por educadoras e educadores em todo o país, especialmente no que diz respeito à saúde mental e às condições de trabalho nas escolas públicas.
Secretária de Assuntos Educacionais e Culturais da APEOESP, secretária de Saúde da CNTE e dirigente nacional da CTB, a professora Francisca Seixas fez um contundente pronunciamento durante a plenária, alertando para o elevado número de casos de adoecimento entre profissionais da educação:
“Discutir e encaminhar propostas para resolver a questão crucial da saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação é uma necessidade iminente, diante do elevado número de casos de adoecimento — em especial o adoecimento mental — nas escolas, resultado de gestões autoritárias que perseguem profissionais, impõem metas abusivas como se as escolas fossem empresas capitalistas e insuflam o ódio na sociedade.”
A dirigente também destacou que os péssimos salários, as condições precárias de trabalho, a falta de infraestrutura, a plataformização mal gerida e o avanço do projeto de privatização da educação pública compõem um cenário que adoece e desmotiva a categoria.
Para Francisca, a luta por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e que respeite a diversidade humana precisa estar diretamente ligada à valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação.
A participação da CTB no encontro reforça o compromisso da central com a defesa da democracia, dos direitos sociais e da educação pública como instrumento fundamental para o desenvolvimento nacional com justiça social.