O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos em 2025 como uma das maiores conquistas da democracia brasileira. Criado pela Constituição de 1988 e oficializado em 1990, o SUS é hoje o maior sistema público de saúde do mundo, garantindo atendimento gratuito a mais de 215 milhões de pessoas.
Com base nos princípios de universalidade, integralidade e equidade, o SUS realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos por ano, abrangendo desde a atenção básica até transplantes de alta complexidade. Ele é referência internacional em vacinação, combate a epidemias e promoção de saúde integral ao longo de toda a vida.
Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, a data é motivo de celebração, mas também de reafirmação da luta em defesa desse patrimônio nacional:
“O SUS foi uma conquista fundamental do povo brasileiro, consagrada na Constituição de 1988. Na pandemia sua importância ficou evidente para toda a sociedade. O compromisso da CTB é com a defesa do SUS e a luta para fortalecê-lo com mais verba e estrutura. Setenta por cento dos brasileiros e brasileiras não têm plano de saúde e dependem exclusivamente do SUS quando adoecem. O desenvolvimento de uma sociedade se mede pela saúde e educação do seu povo.”
Mesmo diante de dificuldades como o subfinanciamento e as tentativas de privatização, o SUS segue firme como expressão da cidadania, da solidariedade e da justiça social.
A CTB reafirma seu compromisso com a defesa do SUS, exigindo mais investimentos, valorização dos profissionais de saúde e garantia de um sistema cada vez mais público, gratuito e de qualidade para todos e todas.