Nesta quarta-feira (08/10), a Comissão Especial da Câmara dos Deputados realizou mais uma audiência para debater o Projeto de Lei 733, que trata da legislação portuária no Brasil. O foco da reunião foi a segurança pública nos portos, tema que mobilizou representantes de trabalhadores e autoridades do setor.
A Federação Nacional dos Estivadores, juntamente com outras duas federações e a vice-presidência da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), acompanhou de perto a audiência. Durante o encontro, os trabalhadores entregaram ao presidente da Comissão e ao relator um substitutivo propondo a defesa da Guarda Portuária. O documento foi assinado pela FENOP, pelas três federações de trabalhadores e pela Associação das Autoridades Portuárias (BEP).
“Essa reunião foi muito importante porque reforçou a relevância da Guarda Portuária para a segurança dos portos brasileiros. O relator e o presidente da comissão demonstraram grande receptividade aos substitutivos apresentados”, afirmou José Adilson Pereira, vice-presidente da CTB.
O vice-presidente ressaltou ainda que a participação das federações foi efetiva e estratégica, permitindo o diálogo direto com os parlamentares e garantindo apoio não só à proteção dos trabalhadores operacionais e avulsos dos portos, mas também à defesa da Guarda Portuária. A CTB anunciou que continuará acompanhando todas as audiências do PL 733, para assegurar que os acordos firmados pelos trabalhadores com o setor patronal sejam respeitados, fortalecendo o diálogo social no setor portuário.