Atividade iniciou-se nesta segunda (3), em Brasília, com a apresentação do 4º Relatório de Transparência Salarial. Curso segue até o dia 7, em Luziânia (GO)
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), por meio da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora, participou nesta segunda-feira (3) da abertura do Curso Intensivo: Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, através da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
A programação teve início no Auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, com a apresentação do 4º Relatório de Transparência Salarial, documento que monitora a desigualdade salarial entre homens e mulheres no país e orienta políticas para sua superação. A atividade contou com a presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Em seguida, as delegações seguiram para o Centro Técnico Educacional da CNTI/Instituto de Educação e Trabalho José Calixto Ramos, em Luziânia (GO), onde será realizado o Módulo I do curso entre os dias 04 e 07 de novembro.
A CTB marcou presença com uma expressiva delegação de dirigentes sindicais, militantes feministas e lideranças de diversas categorias profissionais de todo o país.

Entre as participantes da Central, estiveram:
-
Kátia Branco – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB e Vice-Presidenta do Sindicato dos Bancários do RJ
-
Mara Kitamura – Presidenta do Sinpro Sorocaba
-
Déborah Irineu – Diretora da APLB-Sindicato e Secretária de Formação da CTB-BA
-
Fátima (Fafá) Viana – Sindipetro-RN / Coordenadora do Coletivo Estadual das Mulheres Petroleiras
-
Luciana Arcanjo Nunes – Secretária de Mulheres da Fitmetal e Vice-Presidenta do Sindmetal Jaguariúna / CTB-SP
-
Maria Regina Knevitz – Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Campo Bom (RS)
-
Silvania Ferreira Pereira – Diretora do Sindmar / Delegada em São Luís (MA)
-
Gisele Elisa Alves de Andrade – Sindmar
-
Mônica Cardoso – Secretária Adjunta de Mulheres da CTB-MG / Sinpro Minas / Sind-UTE
-
Celina Areas – Dirigente da CTB Nacional, CTB-MG, Sinpro Minas e Sind-UTE
-
Débora Henrique – Diretora do Sindicato dos Correios RJ / Secretaria de Mulheres da CTB-RJ
-
Crislaine Pereira Carneiro – Presidenta do Sintratel-RS / Vice-Presidenta da CTB-RS / Secretaria da Mulher da Fecosul
-
Sandra Silva – Dirigente da CTB-RJ e da Federação de Servidores Públicos Municipais (FESEP)
-
Adrilene Selma Lima – Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região / Federação Fitmetal Nacional
Formação como ferramenta de luta
Para a secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, Kátia Branco, a iniciativa é estratégica para fortalecer a atuação sindical em defesa da igualdade.

“A luta pela igualdade salarial e de condições de trabalho é inseparável da luta por valorização do trabalho e justiça social. Formar mulheres para negociar, intervir, liderar e disputar os rumos do mundo do trabalho é fortalecer toda a classe trabalhadora”, afirmou.
O objetivo do curso é capacitar mulheres para atuar nas negociações coletivas a partir de uma perspectiva de gênero, fortalecendo sua presença nos espaços de direção sindical e qualificando sua intervenção política. A formação também propõe o debate de estratégias de enfrentamento à desigualdade salarial e estrutural no mundo do trabalho, além de estimular ações concretas contra a violência política e institucional dirigida às mulheres trabalhadoras.
O curso segue até 07 de novembro, com oficinas de formação, debates, estudos de caso e elaboração de planos de ação para aplicação nas bases sindicais de todo o país.


