A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) convoca sua militância classista a participar da Jornada Internacionalista de Solidariedade à Venezuela, iniciativa coordenada pela ALBA Movimentos — articulação da qual a CTB integra o capítulo brasileiro. A ação prevê a formação de uma Brigada de Agitação e Propaganda, que atuará diretamente na defesa da soberania venezuelana e no enfrentamento às ofensivas imperialistas na região.
A convocatória ocorre em meio à intensificação das tentativas de desestabilização contra a República Bolivariana da Venezuela, marcada por bloqueios econômicos, guerra midiática e ameaças militares. Segundo destaca a circular divulgada pela ALBA Movimentos, “defender a paz na Venezuela é defender a paz em toda a América Latina”, diante do avanço do hiper-imperialismo estadunidense e de sua estratégia de guerra híbrida.
A Brigada terá início em janeiro de 2026, com previsão de duração de seis meses e participação mínima de dois meses. Antes do embarque, a militância selecionada passará por uma preparação na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em São Paulo. As organizações que compõem o capítulo Brasil da ALBA Movimentos têm até 30 de novembro de 2025 para indicar nomes. Uma assembleia ampliada será realizada no dia 5 de dezembro de 2025, às 16h, via Zoom, como etapa inicial da preparação.
Segundo Carlos Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, a participação da Central é estratégica:
“A CTB nacional convida a militância classista a se engajar na Jornada Internacionalista de Solidariedade à Venezuela. Através da ALBA Movimentos Sociais, da qual a CTB compõe a coordenação brasileira, a militância dos movimentos sociais e o movimento sindical, comprometidos com a luta anti-imperialista, estará prestando apoio à luta do povo venezuelano através das Brigadas de Agitação e Propaganda. Essa Brigada será iniciada no próximo ano. A CTB compreende que defender a paz na Venezuela é defender a paz em toda a América Latina. Nossa luta é de resistência contra o imperialismo, principalmente estadunidense.”
Como participar
A Brigada é voltada a militantes com perfil em comunicação, agitação e propaganda, arte e cultura. É necessário possuir (ou providenciar) passaporte e certificado de febre amarela.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/4K8QJmomAYoDAcQLA.
A CTB reforça que a solidariedade internacionalista é um princípio histórico da classe trabalhadora. Defender a Venezuela é defender a integração latino-americana, a soberania dos povos e a luta contra qualquer forma de dominação imperialista.
Viva a Venezuela Bolivariana!
Pela paz e pela integração dos povos da Nossa América!


