A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta seu mais profundo repúdio aos ataques militares realizados pelos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump que apela despudoradamente à intervenção de Washington contra os povos do continente latino-americano contra a Venezuela na madrugada deste 3 de janeiro de 2026. As ações terroristas armadas, com explosões em Caracas e em outras regiões do país, somadas a captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, configuram uma grave afronta à soberania nacional e ao direito internacional.
Essa ofensiva representa uma escalada perigosa de intervenção externa, que ultrapassa as fronteiras da Venezuela e ameaça toda a América Latina. Trata-se de uma tentativa de impor interesses pela força, violando o princípio da autodeterminação dos povos e colocando em risco a paz regional.
A CTB reafirma que a América Latina deve ser um território de diálogo, cooperação e paz. Nenhuma nação tem o direito de intervir militarmente em outro país ou decidir seu futuro com base na violência. Defender a Venezuela é defender a soberania de todos os povos latino-americanos.
A CTB expressa sua solidariedade ao povo venezuelano e se soma às vozes que defendem a mobilização internacional contra o imperialismo, pela soberania, pela democracia e pela paz na América Latina.
Fora Trump! A Venezuela e a América Latina exigem respeito. Basta de ataques e interferências. Nossos povos são soberanos.


