No contexto das celebrações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, e do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizará, no próximo 28 de julho, às 19h, uma live com o tema “Mulheres Negras, 138 anos após a Abolição”, pela plataforma Zoom.
A atividade tem como objetivo promover um espaço de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres negras no Brasil, mesmo mais de um século após a abolição da escravidão, além de fortalecer o debate sobre igualdade racial, direitos, combate ao racismo e valorização da contribuição histórica e social das mulheres negras.
A data de 25 de julho homenageia Tereza de Benguela, importante liderança quilombola do século XVIII que comandou o Quilombo de Quariterê, no atual estado de Mato Grosso. Conhecida como “Rainha Tereza”, ela liderou por cerca de duas décadas a resistência contra a escravidão, estruturando uma organização política, econômica e de defesa que se tornou símbolo da luta do povo negro por liberdade e justiça.
Para a CTB, a iniciativa reforça a necessidade de manter viva a memória das mulheres negras que construíram a história do país e de ampliar o debate sobre políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.
A Central convida dirigentes, militantes, trabalhadoras, trabalhadores e toda a sociedade a participarem da atividade. As inscrições podem ser realizadas pelo link:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/NPqy/RloTla5Zdim8gE_W
O convite é assinado por Katia Branco, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CTB; Jeronimo da Silva Junior, secretário de Políticas para Promoção da Igualdade Racial; Lenir Piloneto Fanton, secretária adjunta; e Raimunda Leone, secretária adjunta.


