O “tesouraço” de Flávio Bolsonaro ameaça o emprego, a renda e os serviços públicos, sem resolver o problema da dívida

Foto: CTB.

O estudo Cenários do Tesouraço: efeitos sobre a economia e o mercado de trabalho, elaborado pelo DIEESE a pedido das Centrais Sindicais, revela os graves riscos econômicos e sociais caso o candidato Flávio Bolsonaro assumisse a Presidência da República do Brasil.

Sob o discurso de equilíbrio das contas públicas, o candidato propõe cortes de R$ 200 bilhões, que resultarão em impactos diretos sobre o crescimento econômico, o emprego, a renda dos trabalhadores e a capacidade do Estado de garantir direitos e serviços públicos.

Embora Flávio Bolsonaro afirme que não cortará recursos das áreas sociais, atingir a magnitude de ajuste proposta exigiria cortes nas maiores despesas, como transferências de renda e gastos com pessoal, além de mudanças constitucionais que poderiam afetar benefícios sociais, os pisos de saúde e educação, os investimentos e a valorização dos servidores públicos.

Os impactos do tesouraço no primeiro ano

O estudo estima que o ajuste provocaria, somente no primeiro ano:

  • Redução de 1,55% no PIB;
  • Eliminação de 2,2 milhões de postos de trabalho;
  • Queda de R$ 68,7 milhões na massa salarial;
  • Redução de R$ 46,8 bilhões na arrecadação tributária.

Esses resultados mostram que cortes dessa magnitude não atingem apenas o orçamento público: afetam a atividade econômica e reduzem a renda das famílias.

Cortes não garantem o equilíbrio fiscal

O tesouraço não garantiria o objetivo fiscal anunciado, apesar do expressivo volume de cortes. Com a queda do PIB em 1,55%, a retração da atividade econômica e do consumo faria com que a redução da arrecadação consumisse cerca de 40% da economia bruta prevista com os cortes iniciais.

A queda na arrecadação tributária imporia novos problemas ao longo do ano: ou reduziria o objetivo de resultado primário ou levaria à realização de novos cortes. É uma espiral negativa que promove mais e mais crise.

Ajuste fiscal ameaça políticas sociais e serviços públicos

As políticas de ajuste fiscal têm sido instrumento para cortes de recursos destinados a políticas sociais, serviços públicos e à administração direta, o que resulta na redução da capacidade do Estado de atuar como redistribuidor de renda e favorece os interesses do sistema financeiro e dos detentores de títulos públicos.

Os cortes ignoram o potencial dinamizador dos gastos e investimentos públicos para a economia.

Responsabilidade fiscal deve servir ao desenvolvimento nacional

Para as centrais sindicais, a responsabilidade fiscal deve estar a serviço do desenvolvimento nacional, e não justificar a retirada de direitos.

O Brasil precisa de uma estratégia que combine crescimento econômico, trabalho decente, valorização dos salários, fortalecimento dos serviços públicos e redução das desigualdades.

CENTRAIS SINDICAIS SIGNATÁRIAS

CUT — Central Única dos Trabalhadores

Força Sindical

UGT — União Geral dos Trabalhadores

CTB — Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

NCST — Nova Central Sindical dos Trabalhadores

CSB — Central dos Sindicatos Brasileiros

Intersindical — Central da Classe Trabalhadora

Pública — Central do Servidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CTB
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.