Fitmetal debate papel do movimento sindical internacional

A diretoria da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (23), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindmetal) para discutir o 2º Congresso da UIS Metal (União Internacional dos Sindicatos do setor metalúrgico) e a construção de um sindicalismo internacionalizado.

Durante a plenária, a secretária da Mulher da Fitmetal, Raimunda Leone de Jesus, saudou os presentes em nome da Sindmetal e contou um pouco da história deste sindicato, quase centenário.

“O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro foi fundado em 1917, ano de revolução proletária, foi palco da Revolta dos Marinheiros em 1964, fato que contribuiu para o Golpe dos Militares e já recebeu grandes personalidades como Juscelino Kubitschek e Iuri Gagarin. É um local simbólico para essa plenária da Fitmetal”, afirmou Raimunda.

Emancipação da classe trabalhadora

Por sua vez, o vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM), João Batista Lemos, fez um panorama histórico da criação da instituição, surgida na França, em 1945.

“A FSM surge como resposta à internacionalização da produção e da economia” diz ele. “Por esse processo, podemos afirmar que só é possível uma emancipação verdadeira se os trabalhadores internacionalizarem suas lutas. Com essa lógica, podemos ir além: só teremos o socialismo pleno quando acontecer uma revolução proletária no mundo inteiro”.

Batista também destacou que “hoje, há grande retirada dos direitos trabalhistas, principalmente na Europa, e que instituições sindicais como a Confederação Sindical Internacional (CSI), baseada em um modelo social-democrata, se ausenta das verdadeiras lutas dos trabalhadores do mundo, em um momento de grande crise do capitalismo”.

“A CSI realiza congresso com trabalhadores para discutir crise econômica e convida para a mesa FMI e Banco Mundial, sem dar direito de diálogo aos trabalhadores. Eles apontam sempre para reformas. Vamos, então, reformar a exploração dos trabalhadores? Devemos é acabar com todas as formas de exploração, assim acabamos também com o capitalismo” apontou.

 O secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, também se pronunciou sobre a construção de um movimento sindical internacionalizado.

uis divanilton

“O mundo vem trilhando outros caminhos, propondo alternativas. Assim está fazendo China, Rússia, Índia, África do Sul e, claro, Brasil [ países que compõem o Brics] Vivemos uma transição geopolítica. O Caso Síria é um bom exemplo de como o mundo está multipolarizado. Se fosse nos anos 1990, os Estados Unidos invadiriam o país, o que foi evitado pela articulação da Rússia”, diz ele. Porém, pondera: “Isso não significa que os EUA estão mortos e cairão, ainda são uma potência tecnológica, econômica e, sobretudo, militar, mas os norte-americanos seguem o destino de declínio de grandes impérios como Roma e Inglaterra”.

Defesa dos direitos 

O presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, afirma que os trabalhadores precisam manterem-se alertas. “Quanto mais aprimoramos nossa resistência, mais o capitalismo e o setor empresarial se mostram agressivos aos trabalhadores”. Ele cita o emblemático caso do “Berço do Automobilismo”, onde a cidade de Detroit (EUA)  decretou falência econômica com uma dívida de US$ 20 bilhões e vive caos social, com aumento da criminalidade e baixo desenvolvimento humano e econômico. 

“Precisamos seguir lutando conjuntamente, há uma série que violações dos direitos trabalhistas, como o PL 4330, que pode ser votado na calada da noite. Só a luta nos fortalecerá”, afiançou Marcelino. Diretores dos oitos estados que a Fitmetal tem representação também abordaram questões como o sexismo no ambiente de trabalho, desregulamentação do trabalho e perseguições políticas.

A abertura do 2º Congresso da UIS Metal também será realizada nesta quarta (23) às 19 horas, o encontro ocorrerá na sede do Sindmetal, que fica na Rua Ana Neri, 152 – Benfica. 

Fonte: Fitmetal


Leia também:
“Congresso da UIS fortalecerá sindicalismo internacional”, diz presidente da Fitmetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.