“Congresso da UIS fortalecerá sindicalismo internacional”, diz presidente da Fitmetal

Há menos de uma semana da realização do 2º Congresso da UIS Metal (União Internacional dos Sindicatos do setor metalúrgico), o presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal),  Marcelino Rocha, afirmou em entrevista para o Portal CTB, que o encontro será uma oportunidade para promover o sindicalismo internacionalizado.

“É uma responsabilidade muito grande recepcionar este evento no Brasil, em um momento de crise internacional”, enfatizou o dirigente, ele expressou que a Fitmetal, que está na organização do congresso juntamente com a CTB, pretende dar um caráter classista ao encontro “Temos que quebrar a ofensiva do capitalismo contra os direitos dos trabalhadores”.

Marcelino expressou que a solidariedade internacional  é fundamental para protagonizar ações conjuntas fortalecendo assim a luta da classe trabalhadora. Neste sentido, disse, o papel das organizações sindicais é o de visibilizar as demandas e buscar soluções para suas reivindicações.

“O 2º Congresso da UIS Metal é uma oportunidade ímpar para os metalúrgicos da Fitmetal debaterem os caminhos para promover o sindicalismo internacionalizado”, afirmou o dirigente.

O cetebista informou ainda que o congresso irá produzir encaminhamentos para reforçar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente os do ramo da metalurgia que, segundo Marcelino, trabalham em péssimas condições.

O evento receberá representantes de 33 organizações de mais de 20 países de todo o mundo, ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 25 de outubro. Veja a programação completa aqui.

Outras informações sobre o congresso estão disponíveis no site oficial da UIS Metal

Portal CTB