Brics Sindical prepara encontro durante Cúpula do bloco em Fortaleza

A coordenação nacional do BRICS Sindical, integrada por representantes da CTB, CGTB, CUT, FS, UGT e NCST, reuniram-se, nesta terça-feira (13), para organizar a participação sindical na próxima reunião de Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorrerá em Fortaleza (Ceará), no mês de julho.

O encontro, que ocorreu na sede da CTB em São Paulo, reafirmou o compromisso em consolidar o BRICS Sindical e deliberou sobre a realização de uma Conferência Internacional da organização que será realizada no dia 15 de julho, data da abertura do evento no Brasil.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, a inclusão dos sindicatos no bloco é estratégica para a proteção e valorização da classe trabalhadora.

Na opinião presidente cetebista, Adilson Araújo, que participou da iniciativa, é fundamental fortalecer o bloco. “Das sete maiores economias do mundo, quatro integram o Brics”, disse ao destacar a necessidade de enfrentar a crise capitalista que gera desemprego e perda de direitos dos trabalhadores no mundo.

Ficou decidido que as seções estaduais das Centrais Sindicais em Fortaleza irão participar na organização e estruturação do evento e para isso será feita uma reunião na próxima segunda-feira (19), na sede da FS, às 14 horas. A coordenação nacional do BRICS Sindical volta a se reunir,  no dia 18 de junho, na capital cearense.

Érika Ceconi – Portal CTB