A luta dos farmacêuticos por melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars) cumpre com seu papel e responsabilidade junto à categoria ao realizar uma série de assembleias em diversos municípios gaúchos, incluindo a capital. Na tentativa de estar presente nas principais regiões do estado, percorremos diversas cidades para que o diálogo com a maioria dos profissionais se tornasse uma realidade. Ações realizadas com o objetivo de possibilitar a participação e a mobilização dos farmacêuticos, além de propor debates sobre questões básicas e relevantes. Honramos nosso dever de defender os direitos e interesses do coletivo e consolidamos nossas reivindicações fundamentais para a conquista de avanços reais e imediatos.  

Desde 2008, o Sindifars firma reajustes bem acima da inflação no comércio varejista. Com destaque para 2013, quando conquistamos um aumento de 10,25%, resultando no piso de R$ 2.150,00. Apesar das conquistas, sabemos que ainda estamos longe do ideal, mas precisamos valorizar essa grande vitória, afinal conseguimos aumento real, uma situação difícil de ser encontrada nos processos de negociação.

Atualmente, o Sindifars representa aproximadamente 15 mil trabalhadores no Estado, contudo precisamos aumentar a participação dos profissionais na luta por melhorias trabalhistas. Os encaminhamentos da negociação coletiva rumo às conquistas só são possíveis com quórum expressivo e, para isso, é necessário que os farmacêuticos se mantenham unidos. Agradecemos o apoio de todos até o momento e contamos com a participação dos colegas na etapa que está por vir: a campanha salarial 2014, em que reivindicamos reposição salarial de 10%, jornada máxima de 30 horas semanais, apoio ao PL “Farmácia Estabelecimento de Saúde”, inserção do farmacêutico no SUS e, entre outras importantes questões, o reconhecimento merecido da profissão. No período em que entramos agora, a mobilização é imprescindível para conquistarmos oficialmente os direitos reivindicados pela categoria.

Débora Melecchi é presidente do Sindifars e Secretária da Saúde da CTB-RSDébora Melecchi é Presidente do Sindifars e Secretária da Saúde da CTB-RS


Os artigos publicados na seção “Opinião Classista” não refletem necessariamente a opinião da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e são de responsabilidade de cada autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.