1º de Maio pelo Brasil: a classe trabalhadora vai às ruas exigir seus direitos

Neste 1º de Maio de 2022 não faltam motivos para ocupar as ruas e as praças de todo o país e protestar contra a política de retrocessos e morte de Jair Bolsonaro. Os atos do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora vão acontecer em diversos estados, participe, convide a família e os amigos, e ajude a construir um grande 1° de Maio, para demonstrar a força da classe trabalhadora.

Em pelo menos dez capitais, e no Distrito Federal, serão realizados atos unificados das Centrais Sindicais CTB, CUT, Força Sindical, UGT, NCST, Intersindical e Pública. A unidade das centrais é histórica, e representa uma resposta contundente da classe trabalhadora aos desmontes do governo Bolsonaro.

A presidenta da CTB-Bahia, Rosa de Souza, alerta para a importância da luta e unidade dos trabalhadores para a construção de um país mais justo: “convido todos e todas para o nosso 1º de Maio unificado das centrais, que em Salvador será no Farol da Barra a partir das 8 horas da manhã. Vamos protestar contra o governo Bolsonaro, e lutar por mais empregos, pelos direitos sociais e trabalhistas, pela democracia e pela vida. Queremos o fim da Reforma Trabalhista, e o fim da Reforma da Previdência. Devemos nos unir para reconstruir o nosso país. Queremos um Brasil com desenvolvimento econômico e valorização do trabalho; com igualdade salarial entre homens e mulheres; com a reforma agrária, e agricultura familiar forte; sem racismo, com respeito e direitos para a juventude, com a preservação do meio ambiente e respeito à diversidade”.

“O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é a oportunidade de relembrarmos nossas lutas e vitórias e reafirmarmos todos os desafios que ainda temos pela frente. Hoje o 1° de Maio no Brasil chama atenção para um quadro devastador para nossas famílias: desemprego, inflação absurda, salários cada vez menores, gente passando por todo tipo de dificuldade, e tudo isso sem apoio do governo, que não apresentou, e nem vai apresentar, soluções para melhorar a vida do povo. Por isso, eu quero convidar você para participar do 1° de Maio da sua cidade. Será um momento para compartilhar a esperança de reconstruir o Brasil e recolocá-lo no caminho do desenvolvimento”, convida a presidenta da CTB-MG e do Sindicado dos Professores do Estado de Minas Gerais, Valéria Morato.

A cesta básica aumentou, o salário não dá mais conta de pagar gasolina, gás de cozinha, e até os alimentos básicos. Só a luta e a resistência da classe trabalhadora podem transformar essa realidade. Em todo o país vão acontecer atos políticos, shows e atividades, procure onde será na sua cidade e participe.

A secretária adjunta da secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB, Lenir Piloneto, convoca os trabalhadores do campo e da cidade, pra os atos unificados em todo o país: “Comemorar o 1° de Maio não é festejar, é sim lembrarmos e lutarmos por melhores dias para a nossa classe trabalhadora. Infelizmente nos últimos anos ocorreu uma retirada de direitos da classe trabalhadora, portanto, no dia 1° de Maio quem não puder participar presencialmente, participe com energia positiva. Lembre-se que precisamos lutar cada vez mais para os nossos direitos adquiridos permanecerem, e ampliar nossas garantias”.

Além de atacar diretamente os trabalhadores, com precarização do trabalho e desvalorização do salário, Bolsonaro também está fatiando e vendendo o Brasil. Por isso, as trabalhadoras e os trabalhadores do setor público estão em pé de guerra contra as privatizações.

Elias Cesário, o Diviza, presidente do Sintect-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares de São Paulo), convoca os trabalhadores da categoria para participar dos atos em todo o país.

“Nesse 1º de Maio de 2022, a principal tarefa dos trabalhadores é mudar o Brasil. Não dá mais para aceitar a fome, a miséria, o desemprego, a destruição do serviço público. Nós, trabalhadores dos Correios, estamos lutando e cumprindo a difícil tarefa de integrar nosso país mostrando nossa importância para a recuperação e crescimento da economia. O Sintect-SP, maior sindicato da categoria, puxou para si a responsabilidade e tem orgulho de ser protagonista nessa luta contra os desmandos do governo Bolsonaro. Parabenizamos todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que lutam e defendem um projeto de fortalecimento dos Correios e demais estatais, feliz dia do trabalhador e da trabalhadora!”.

A secretária adjunta da Saúde da CTB, Debora Demelechi faz um chamado para a defesa da “permanência e remuneração no mercado de trabalho para as mulheres, população negra, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Pelo fortalecimento do SUS público e de qualidade. Implantar uma rede de apoio para mulheres vítimas de violência e risco de morte. E retomar o complexo econômico e industrial da Saúde na perspectiva de um projeto para o Brasil através das políticas públicas da saúde tendo o SUS como seu grande impulsionador”.

Para o vice-presidente da CTB, Vicente Selistre, “o 1° do Maio é um dia de paz, de amor, de luta, de esperança, de fé em uma vida justa, fraterna e solidária. O 1° de Maio projeta luta, projeta mudança. E é hora de mudar, para nós reconstruirmos a esperança, para nós reconstruirmos o nosso Brasil. Um Brasil que valorize o trabalho e a classe trabalhadora. Participe do 1° de Maio, seja no ato nacional de São Paulo, seja na sua cidade, no seu estado. Defenda a reconstrução do nosso Brasil!”.

Confira onde será o ato na sua região:

Alagoas

Em Maceió, o ato começa às 9h, em frente ao Clube CRB, na Pajuçara. Como subtema, Alagoas escolheu “Por um país sem fome e sem miséria”. A celebração terá participação de movimentos populares, partidos e centrais sindicais.

Bahia

Em Salvador, o ato é no Farol da Barra durante todo o dia. Na parte da manhã uma carreta da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) oferecerá à população serviços como emissão do título de eleitor. O ato político está programado para às 15h com lideranças sindicais, políticas e trabalhadores.

Ceará

Em Fortaleza, a celebração tem início às 9h, na Areninha do Pirambu, com concentração para a marcha dos trabalhadores que percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Vila do Mar, na Barra do Ceará, onde será realizado o encerramento com ato político e cultural.

Distrito Federal

Em Brasília, a celebração começa às 16h, no estacionamento da Funarte. A atividade contará com show da artista Ale Terribili, que vai homenagear Gonzaguinha, além da pré-estreia exclusiva do documentário de Max Alvin: “O povo pode?”.

Goiás

Em Goiânia, o ato começa às 9h, e segue até as 18h, na Praça do Trabalhador.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o ato será às 10h da manhã no Aterro do Flamengo, altura da Rua Silveira Martins, com atrações a serem confirmadas.

Rio Grande do Norte

Em Natal, o ato será realizado na Praça das Flores, a partir das 8h30.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, será realizado um ato cultural a partir das 10h, no Espelho D´Água (Parque da Redenção). A revogação do Teto de Gastos e das reformas Trabalhista e da Previdência serão destaques na celebração.

Santa Catarina

Em Florianópolis, haverá atrações culturais, atividades de lazer e almoço no Largo da Alfândega, a partir das 10h.

São Paulo

O ato na capital paulista será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h. Entre lideranças sindicais, políticas e religiosas, além de outras personalidades, estarão no palco das centrais grandes atrações como a cantora Daniela Mercury, Leci Brandão. Dexter, Francisco El Hombre e DJ KL Jay, além de outras a serem confirmadas.

Pará

Em Belém, o ato acontece na Praça da República a partir das 9 horas.

Leia mais:

CTB convida as trabalhadoras e os trabalhadores para o ato de 1º de Maio