Uma vitória histórica em Volta Redonda

A Chapa 2, formada pela oposição sindical metalúrgica e membros da Comissão de Trabalhadores da CSN com apoio da CTB e Conlutas, venceu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. O placar final superou as expectativas da oposição. Foram 1212 votos para a Chapa 2, 67,1% do total, contra 335 (18,5%) da situação (Chapa 1, ligada à Força Sindical) e 230 (12,7%) da Chapa 3, apoiada pela CUT. O pleito foi encerrado e apurado na noite de quinta-feira (28).

As urnas confirmaram, de um lado, o amplo favoritismo da chapa de oposição liderada pelos sindicalistas classistas e, de outro, o profundo descontentamento da base com o grupo que ao longo dos últimos 30 anos dirigiu a entidade, Já a chapa integrada por militantes cutistas, que não quiseram compor uma chapa única de oposição, não demonstrou respaldo significativo nas fábricas.

A presença de uma equipe da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical, a Conalis, em Volta Redonda, incluindo o coordenador nacional Ronaldo Lima dos Santos, amenizou o clima da disputa e assegurou que o pleito ocorresse num ambiente de normalidade e a vontade majoritária da classe operária fosse expressa sem sobressaltos, de forma democrática, soberana e pacífica.

Numa eleição tranquila urnas expressam vontade majoritária da categoria, que quer mudança nos rumos do sindicato

Os metalúrgicos Edimar, presidente da nova diretoria eleita e Odair, vice-presidente, agradeceram aos homens e mulheres de aço (metalúrgicos e metalúrgicas) pela histórica vitória, bem como à Conalis e aos dirigentes e militantes sindicais de diferentes categorias e regiões que participaram do processo eleitoral ao lado da oposição

“Tenho a certeza de que vamos fazer um amanhã melhor”, afirmou o presidente Edimar, que fez um apelo à sindicalização e ao fortalecimento do Sindicato e da luta.

“Vamos construir a maior família metalúrgica da nossa história”, assegurou. “O nosso trabalho está apenas começando, temos um grande caminho pela frente, mas juntos nós vamos fazer uma grande mudança, porque a hora é da mudança e contamos contigo continuar firme na luta. Nossa vitória será maior com você e para benefício de toda a categoria”.