Diretores de “Osvaldão” lançam financiamento coletivo para exibir o filme em 7 estados do país

Os diretores do documentário “Osvaldão” — Ana Petta, Vandré Fernandes, Fábio Bardella e Andre Michiles — lançaram na segunda-feira, 5 de outubro, um financiamento coletivo via internet para coletar dinheiro e levar o filme a sete estados brasileiros.

O documentário conta a história do comandante da Guerrilha do Araguaia e foi produzido de forma independente. Trata-se de um dos raros registros documentais da trajetória do homem que inspirou mitos e liderou a resistência à ditadura militar brasileira na região.

O objetivo do financiamento é criar condições para que o longa-metragem chegue aos cinemas de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). A expectativa é que a primeira exibição seja realizada na capital paulista em novembro, mês da Consciência Negra.

A plataforma escolhida para a arrecadação do recurso foi o Catarse, um dos principais sites que gerenciam financiamentos desse tipo na rede. Para contribuir, o endereço é osvaldao.catarse.me São sete campanhas simultâneas. A meta é conseguir R$ 10.458 para cada cidade, o que poderá garantir que o filme seja lançado e entre em cartaz no circuito comercial destas capitais.

“Nós pedimos a contribuição financeira de todos os que gostariam de levar o Osvaldão para os cinemas do Brasil. Desejamos que, por meio da tela de cinema, a juventude e o nosso país possam conhecer a história de um brasileiro que lutou bravamente pela nossa democracia”, explica a diretora Ana Petta.

SOBRE OSVALDÃO

Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Foi temido pelos militares e querido pelos nativos. Seu nome virou lenda na região. Por sua habilidade, moradores contam mitos: dizem que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.

O longa-documentário busca essa história. Os diretores foram recebidos por familiares em Passa Quatro (MG), sua cidade natal, e por amigos na capital fluminense, onde estudou. Depoimentos de militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso, trajetória e liderança na guerrilha. O filme traz ainda raras e exclusivas imagens de Osvaldão em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes, antes dele se tornar um guerrilheiro.

DOCUMENTÁRIO

“Osvaldão”é uma produção independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.

O músico Criolo faz participação especial e empresta a sua voz a Osvaldão. Outros artistas como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri também participam narrando pequenos trechos.

A realização do documentário é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.

COLETIVO GAMELEIRA

O Coletivo cinematográfico Gameleira, responsável pela produção do filme “Osvaldão”, é formado por diretores e produtores apaixonados pelo Brasil e interessados em desenvolver um cinema colaborativo construído com arte, política e memória. Integram o grupo Ana Petta (“Repare Bem”), Andre Michiles (“Através”), Fábio Bardella (“Através”) e Vandré Fernandes (“Camponeses do Araguaia”).

O que? Campanha – Leve “Osvaldão” aos cinemas do Brasil

Como? Catarse – https://osvaldao.catarse.me/