Congressos estaduais de TO, GO, SC e SP já têm data marcada

As seções estaduais da CTB já deram início ao processo preparatório ao 3º Congresso Nacional, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano, no Anhembi, em São Paulo.

Com o tema central “Avançar nas mudanças com valorização do trabalho”, o Congresso Nacional da CTB deve reunir em torno de 1,5 mil delegados e delegadas de todos os estados brasileiros que atualizarão as linhas políticas da entidade e elegerão os membros que irão compor a nova direção pelos próximos 4 anos.

As etapas estaduais acontecem entre 16 de abril e 15 de junho e, além da Bahia, já estão com seus Congressos marcados os estados de Tocantins, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

Tocantins abrirá o calendário, com a realização da atividade estadual nos dias 19 e 20 de abril, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho, em Palmas.

“Estamos mobilizados para realizarmos um excelente Congresso. Realizamos uma série de visitas nos sindicatos da cidade e do campo. Inclusive aqueles que não são filiados. Trabalhamos em cima de agenda positiva”, afirma o presidente da CTB-TO, Antonildo Medeiros.

Antonildo revela ainda a intenção de fazer uma discussão acerca das bandeiras prioritárias da Central. “Vamos tentar fazer um grande debate. Para isso, convidamos imprensa e parlamentares para esclarecer para o povo nossas principais bandeiras”, ressalta.

Nos dias 20 e 21 de abril é a vez de Goiás e Santa Catarina realizarem simultaneamente seus congressos. “Nossa ideia é de crescimento e fortalecimento e termos aqui uma agenda que procure unificar a classe trabalhadora”, revela a presidenta da CTB-GO, Ailma Maria de Oliveira.

A dirigente diz que objetivo é reunir as centrais sindicais em um ato político para consolidar essa aliança. “Pretendemos fazer um pacto entre as centrais durante o congresso estadual. Já convidamos todas para participarem do ato político”, salienta.

Em São Paulo, a etapa preparatória acontece dias 08 e 09 de junho, em Campinas (interior do estado) e deve contar com lideranças do campo e da cidade. “Pretendemos fazer um debate avançado acerca das principais propostas da Agenda da Classe Trabalhadora, como a redução da jornada, o fim do fator previdenciário, e acima de tudo, a luta por um projeto de desenvolvimento com valorização do trabalho”, destacou Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP.

O sindicalista lembra que o Congresso é uma etapa muito importante para as estaduais.  “É um momento importante para revermos nossas metas e organização. Pretendemos fazer uma renovação que deve dar uma injeção de ânimo para avançarmos nas lutas da central. A nossa vontade é unificar cada vez mais a classe trabalhadora e a luta das centrais sindicais”, frisou.

Portal CTB