CTB Bahia recebe cubanos em lançamento da Revista Rebele-se

Na última terça-feira (29), a CTB Bahia promoveu na sede do Sindicato dos Bancários o lançamento da Revista Rebele-se, editada pelo Coletivo Nacional de Luta pela Igualdade da CTB.  Com conteúdo dinâmico e temas atuais, a publicação ganhou logo a atenção dos participantes do evento, que começaram a ler imediatamente a revista, mesmo durante o evento.

Além de dirigentes de diversas categorias, o lançamento contou com a visita de três sindicalistas cubanos.  Blass Barriel, da Central Nacional dos Trabalhadores de Cuba;  Misael Rodrigues Llanes e Abel Ruiz Jalla,  do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Cuba  estão no país trocando experiência com os sindicalistas brasileiros.

Barriel, que também é membro da União dos Trabalhadores da Agricultura e Alimentação para a América Latina e Caribe, falou da importância da união dos trabalhadores em todo o mundo para combater a hegemonia do capital, que tenta intervir nos países para garantir os interesses da classe dominante e das grandes empresas, em detrimento dos interesses e direitos da população.  Já Misael Llanes, destacou a solidariedade  dos brasileiros com o povo cubano. Não apenas com o intercâmbio de experiência entre os trabalhadores, mas também em ações como a cobrança da libertação dos cinco heróis cubanos presos nos EUA e do fim do bloqueio econômico contra Cuba.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, também esteve presente ao encontro, reforçando a importância da participação da Central nos eventos que envolvem os trabalhadores no Brasil e no mundo. Ele destacou mais uma vez a necessidade de envolvimento dos militantes no processo eleitoral na Bahia e no Brasil, para garantir a manutenção dos avanços conquistados nos últimos 12 anos.

Ao final do encontro, o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, informou uma extensa agenda de atividades para as próximas semanas e convocou os sindicatos a se fazerem presentes nestes eventos. Pedreira reafirmou também o compromisso da direção da CTB Bahia em participar das reuniões dos sindicatos filiados. “A reunião foi muito produtiva. Tivemos intervenções muito importantes, inclusive na agenda internacional. Vamos tentar manter esta cultura de realizar encontros assim, onde possamos não apenas discutir questões internas, mas ampliar o debate para além do movimento sindical”, disse.

rebele-se2 alt

Fonte: CTB-BA